O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX.
O maravilhoso Castelo de Neuschwanstein é um verdadeiro castelo dos contos de fadas. Ele inspirou diversas locações de obras de ficção, a mais conhecida e icônica é o castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney.
O objetivo de Ludwig II ao criar o castelo era se isolar do mundo e ao mesmo tempo criar algo mais imponente e impressionante que o Hohenschwangau, e por isso remete ao Cisne, fazendo referencia ao primeiro castelo, onde da janela do seu quarto conseguia observar a construção do Neuschwanstein.
Durante 17 anos, o rei colocou na obra todo o dinheiro que tinha e o que não tinha, e o resultado foi uma dívida que não agradou nada a família real. Ludwig não era um monarca muito engajado e vivia em suas fantasias de luxo.
Os gastos descontrolados e a excentricidade, somados à desistência de seu noivado com a duquesa Sofia Carlota (irmã da imperatriz Sissi da Áustria) e consequente decisão de jamais se casar, fizeram com que o rei acabasse deposto, após um controverso diagnóstico de insanidade – daí o apelido “Mad Ludwig”.
Aberto ao público desde 1886, apenas umas semanas depois da morte do rei, o castelo recebe atualmente cerca de 10.000 visitantes por dia na alta temporada, chegando a ter mais de 1,4 milhão de visitantes por ano.
O castelo está a apenas 130 quilômetros de Munique, por isso é um lugar ideal para visitar em uma excursão de um dia.