A dieta mediterrânea comprovadamente traz inúmeros benefícios à saúde.
A dieta mediterrânica é um conjunto de conhecimentos, práticas, rituais, tradições e símbolos relacionados com as culturas agrícolas, pesca e pecuária, e também com o processo de confecção, partilha e consumo de alimentos nos países que circundam o mar Mediterrâneo.
Embora cada país apresente suas próprias escolhas e tradições alimentares, as receitas de cada cultura apresentam uma sobreposição substancial, grande parte dessa sobreposição devido aos tipos de alimentos que estão presentes naquela região.
Como regra, a dieta mediterrânea é principalmente baseada em vegetais, pois é rica em vegetais, frutas, legumes e grãos não processados, enquanto é pobre em carne e produtos derivados (apenas algumas vezes por mês).
Os adeptos da dieta também consomem uma quantidade reduzida de laticínios.
Outro elemento comum é o peixe, que era consumido em abundância. Como todos sabem, o peixe como alimento é uma excelente fonte de ômega-3 e ajuda na manutenção de um organismo saudável. Diferente da carne vermelha dos bovinos e suínos, a carne do peixe ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim.
Todos esses ingredientes que já são mais saudáveis e produzem menos impacto ambiental, acabam sendo unidos pelo azeite, um ingrediente essencial quando se trata de definir os fundamentos de uma alimentação grega saudável e da dieta mediterrânea, um produto de melhor qualidade e que ajuda a baixar o colesterol ruim.