O que fazer se você se sente sobrecarregado ?

Se você já chegou neste ponto é possível que já esteja sentindo os sintomas de exaustão. O grande perigo do excesso de tarefas é te conduzir até a síndrome de Burnout.

Embora Burnout esteja relacionada com a vida profissional, não são apenas os profissionais que estão sujeitos ao esgotamento. Estudantes, universitários, donas de casa, enfim, todas as pessoas que possuem uma ampla gama de tarefas e compromissos podem estar sujeitas ao esgotamento.

Então dizemos que a pessoa se sente queimada, sem forças, sem energia por ter sofrido uma exaustão tão grande que todas suas forças se esgotaram, do ponto de vista físico, mental e até mesmo emocional.

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que se você se tornou extremamente sobrecarregado pelas suas tarefas a ponto de não ter tempo para mais nada, isso significa que você não possui mais a capacidade de decidir, ou seja, você perdeu a chance de tomar decisões por si mesmo, suas tarefas comandam sua vida.

O excesso de tarefas conduz à falta de tempo, tempo necessário inclusive para remanejar e se concentrar naquilo que você deseja. Não adianta você querer fazer alguma coisa diferente para o seu dia a dia ou mesmo não querer fazer nada se todo o seu tempo, se sua agenda já está toda tomada por milhares de tarefas.

Qual a solução ?

Se você está sobrecarregado por excesso de tarefas então o jeito é diminuir a quantidade de tarefas. E para começar nesta empreitada que lhe devolverá o controle da sua vida você precisará mudar a sua atitude mental. Lembre-se que Menos pode ser Mais.

Menos tarefas pode ser: Mais tempo com sua família, Mais tempo fazendo o que gosta, Mais tempo cuidando da sua saúde e assim por diante. Tudo é uma questão de perspectiva e Decisão, isto mesmo, decisão sobre onde alocar o seu tempo.

Por isso dizemos que quem não tem tempo não tem controle pois se sua agenda já está toda lotada e tomada por inúmeras atividades você não tem como decidir onde alocar o seu tempo.

Imagine-se numa floresta densa e fechada. Você não consegue enxergar nenhuma saída e nem tem qualquer noção de para onde ir. Para tentar ter uma noção de direção, você precisará ir abrindo caminho até algum local mais elevado ou até uma clareira que possa te dar uma visão geral do todo para você decidir. Você precisará encontrar esse lugar, aberto, para poder se decidir. E se a mata for muito fechada você terá de ir abrindo caminho até algum lugar mais próximo, talvez cortando o mato pela frente, abrindo espaço, caminho para ir passando até chegar a algum lugar que te de uma visão melhor.

Do mesmo jeito, no emaranhado de tarefas do dia a dia, você precisará encontrar algum espaço de tempo onde possa tomar suas decisões, onde possa realmente administrar o seu tempo. Mas para encontrar esse espaço talvez seja necessário ir eliminado tarefas, começando pelas mais pequenas e menos importantes, até chegar a algum lugar.

Por que não começar cortando as grandes tarefas ? Porque cortar grandes árvores é mais difícil do que as pequenas, então quando se está perdido numa floresta, provavelmente você vai evitar as árvores maiores, vai tentar abrir caminho por onde é mais fácil.

Se você está sobrecarregado você precisará começar abrindo espaço na sua agenda e só dá para fazer isso eliminando tarefas.Mas quais tarefas eliminar ?

Simplificar a agenda envolve priorizar o que é mais importante e descartar as atividades menos importantes e o jeito mais fácil de simplificar sua agenda começa por uma avaliação qualitativa das suas atividades do dia a dia.