Benefícios do chá de amora

Você sabia que as folhas da amora possuem 22 vezes mais cálcio do que o leite e podem ser utilizadas como chá ?

Veja a seguir os principais benefícios do chá de amora:

Inibição da elevação súbita da taxa glicêmica. A folha de amora contém 1-desoxinojirimicina, uma substância parecida com a glicose, que ao chegar no intestino, acredita-se que ajuda a inibir a decomposição de açucar e desta forma evitar a absorção de açucar pelo intestino delgado. O resultado é a inibição súbita da taxa glicêmica e a prevenção da obesidade.

Ação Antioxidante – as folhas de amora combatem a atuação de radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento.

Alívia as dores das cólicas menstruais e o desconforto da TPM.

A bebida pode ser utilizada para aliviar dores de cabeça, alterações na líbido, depressão e doença nos rins.

Tem sido relatado que o flavonoide contido na folha da amora ajuda a acelerar a liberação de insulina prevenindo o diabetes.

O chá possui propriedades calmantes e ajuda a melhorar a qualidade do sono, combatendo problemas como a insônia.

Os taninos contidos no chá ajudam a aliviar a diarréia.

Fazer gargarejos com o chá podem ajudar a tratar pequenas inflamações nas membranas mucosas da boca e garganta.

Algumas experiências relatam que a folha da amora ajuda a melhorar a taxa de colesterol melhorando a metabolização de lípidios e prevenindo a arteriosclerose.

O cálcio e o magnésio contido no chá ajuda na reposição do perda de cálcio ocasionada pela idade e ajuda a combater a osteoporose.

O chá aliado a uma dieta saudável ajuda a emagrecer até 8 quilos em um mês.

Experiências realizadas com ratos demonstraram que os que receberam folhas de amoreira eliminaram maior quantidade de gordura nas fezes, inibindo o acúmulo de gordura nas vísceras e evitando a obesidade.

Contraindicações do Chá de Amora
A bebida não deve ser consumida por pessoas que sofrem com problemas no figado e mulheres grávidas. Se você sofre de algum problema de saúde crônico verifique antes com seu médico ou nutricionista se no seu caso é recomendado o uso do chá de amora.

O chá de amora se for consumido em grande quantidade pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, e atrapalhar na absorção de cálcio e ferro no organismo, ou seja, o chá auxilia a manter a saúde mas não se deve abusar dele assim como não se deve abusar de qualquer outro tipo de alimento ou bebida. Para amenizar o problema, adicione limão à bebida pois a vitamina C ajuda na absorção de ferro. Tome de 3 a 5 copos de chá por dia, além de outras bebidas como água e sucos.