Como analisar e resolver problemas

Quem não tem problemas, todo mundo tem e o grande desafio é como solucioná-los.

Que tal empregarmos uma fórmula que nos ajude a resolver nossos problemas com mais facilidade ?

Inicialmente, é importante estarmos preparados, estarmos prontos aguardando que os problemas surjam pois eles sempre vão surgir. E para não ser pegos de surpresa é importante saber que há uma variedade de problemas que podem surgir no dia a dia e que exigem diferentes tipos de solução. É obvio que não existe uma fórmula geral que possa resolver todos os seus ou os meus problemas. Mas é possível, partindo de certos princípios, analisar o problema, seja ele qual for, por meio de um processo geral que se encaixa em quase todas situações.

Antes de partir para a solução do seu problema você terá de obter todos os fatos que estiverem relacionados com o mesmo. A melhor forma de fazer isso é por meio de perguntas tais como o que, quando, onde, como, quem e por quê. Na grande maioria das vezes, depois de obter as respostas a estas perguntas você terá obtido também a maior parte dos fatos relevantes relacionados com o seu problema.

Ter um monte de dados e fatos sobre o problema ajuda mas não quer dizer muita coisa. Podemos ter pilhas de dados compilados sem que isso nos de uma idéia geral do problema. Além de saber fazer as perguntas certas é necessário interpretar os dados por meio da análise dos mesmos para chegar a conclusões. A etapa da análise é tão importante quando a coleta de dados, é ela que te ajudará a decidir o que fazer. Mas com fazer uma análise correta ?

Dizem que ao colocar o seu problema no papel e formulá-lo por escrito aumenta as suas chances de compreende-lo melhor. Alguns dizem que um problema bem formulado é um problema meio resolvido. Então, a próxima dica é colocar por escrito seu problema e listar os fatos relacionados com o mesmo, tentando descobrir quais são as variáveis principais, os fatores mais importantes que podem influenciar a solução. Alguns usam uma folha de papel, outros usam o computador, outros uma lousa, não importa o que você use, tente colocar por escrito ou tente representar de forma gráfica seu problema.

Não dá para falar aqui sobre os diferentes tipos de métodos de análise porque dependendo do ângulo que se observa o problema podem comportar infinitos modelos de análise mas, seja qual for a metodologia, ela te ajudará a chegar a alguma conclusão.

Por fim, tendo chegado a uma conclusão só resta agir. Conhecimento só transforma o mundo se for acompanhado de ação. Saber sem agir não transforma nada.Então, tendo chegado a uma conclusão, tendo tomado uma decisão após obter os fatos e analisar seus dados, você precisará agir de acordo com a melhor decisão que tenha tomado.

O objetivo ao buscar um método para obter fatos, dados e analisar seus problema é ter uma vida mais produtiva e simples, evitando as voltas cíclicas e a perda de tempo que é gerada pela confusão mental.

E você ? Possui algum método ou jeito de analisar e resolver seus problemas ?