Chega de falar de problemas, vamos falar de solução

Às vezes ficamos demasiadamente preocupados em resolver um determinado problema que nos aflige. E dependendo do problema tem gente que perde o sono, fica estressado,  andando em círculos, fica caladão e assim por diante.

Comportamentos como os citados não são exceção, pelo contrário são até bem comuns. A questão é que esses comportamentos costumam não ajudar a resolver o problema e as vezes até o pioram.

Se andar de um lado para o outro quando se está preocupado ajudasse a resolver problemas tudo o que precisaríamos fazer para resolver nossos problemas é andar de um lado para o outro e pronto.

O poder não está no problema, em se concentrar na questão em si. O poder geralmente está na solução, nas respostas para cada tipo de problema. Achar a resposta, eis a questão. E não será caindo em desespero que você encontrará as respostas para a maioria dos seus problemas e sim através da calma e meditação.

Raciocino lógico ajuda a resolver a maior parte dos problemas mas é difícil raciocinar se nossa mente estiver sendo bombardeada com todo tipo de emoção negativa.

Por isso, ao passar por situações estressantes, a primeira coisa a fazer é tentar se acalmar e pensar. Para se acalmar talvez tenha que inicialmente aceitar mentalmente a possibilidade de que tudo dará errado e a partir desse ponto, dessa constatação, tudo o que vier será lucro. Então o primeiro conselho é: aceite os fatos, prepare-se para o que pode vir a se tornar realidade. O segundo conselho é: partindo da sua situação inicial, pense em como pode melhorá-la, anote suas opções de escolha.

Ao considerar a segunda questão pense nas seguintes perguntas: há algo que pode ser feito? O que cada opção exige? Quais os resultados esperados de cada opção?

A partir do momento que você pensar na suas opções e nos resultados prováveis de cada opção, você poderá avaliar o custo-benefício de cada uma delas e no final provavelmente optará por aquela que apresenta a melhor relação custo-benefício como a maioria das pessoas racionais tendem a fazer.

Nesse site você encontrará muitas dicas para colocar em prática no seu dia a dia e que te ajudarão a ter uma vida mais produtiva e feliz.