Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença ?

O prazo de pagamento do auxílio-doença após passar pela perícia do INSS costuma ser de 15 a 30 dias, entretanto, o grande problema tem sido a demora para realizar a perícia.

Tem havido muitas reclamações entretanto de segurados que tem esperado meses apenas para fazer a perícia no INSS.

O que você pode fazer para acelerar o recebimento do seu pagamento ?

Quase nada, já que o problema está na falta de servidores peritos médicos do INSS.

No entanto, fique atento que:

Como o benefício a ser pago pelo INSS é de carater alimentar, talvez você possa entrar com ação judicial exigindo que o INSS analise o seu requerimento em no máximo 45 dias, que é o tempo estipulado pela legislação.

Para isso você deverá comprovar que um direito seu está sendo negado. Esse direito não é o direito ao benefício, já que para ter direito ao benefício você precisará ainda comprovar a sua incapacidade para o trabalho e possuir qualidade de segurado. O direito seu que está sendo negado é a conclusão do seu processo dentro do prazo legal.

Neste caso, como se trata de direito líquido e certo, basta comprovar perante a Justiça que o INSS não cumpriu o prazo ou demonstrar que a perícia está além dos 45 dias, o que por si só, comprova que não vai cumprir o prazo.

A ação que pode ser proposta neste caso é o MANDADO DE SEGURANÇA, onde o Juiz, uma vez tendo comprovado que seu direito líquido e certo está sendo ofendido ou negado, mandará que a Autoridade cumpra o que determina a Lei. Esta ação necessita de advogado para ser interposta.

Para maiores informações sobre como entrar com Mandado de Segurança consulte seu advogado.