domingo, 16 de janeiro de 2022

Chacaltaya, Bolívia

 


Localizado na Bolívia, está entre as montanhas mais altas do mundo. Com seus 5421 metros de altitude impõe respeito e admiração.


O que você sente ao chegar ao cume?
Um misto de surpresa e admiração, você se sente no topo do mundo e você quase está lá, o Chacaltaya está entre as mais altas montanhas do mundo (5421 m). Você também se sente realizado porque está onde muitos nunca estarão, isso é um mérito seu, você agiu para isso, você venceu os desafios de ir para outro país e subir numa das montanhas mais altas do mundo ao invés de ficar apenas em casa assistindo as belezas desse mundo apenas na TV ou no computador.




Como chegar ao Monte Chacaltaya
Apesar de ser uma montanha muito alta (5421 m) é relativamente fácil chegar até o Monte Chacaltaya a partir de La Paz. São apenas 37 km e há dezenas de agências que fazem este tour levando grupos por preços bem acessíveis. Na rua Sagarnaga há várias delas e você pode contratar o passeio diretamente do seu hotel.

Vale a pena ir até o Chacaltaya? 
Quando você pensa na relação custo x benefício, com certeza vale a pena ir até o Chacaltaya, porque é um passeio relativamente barato e a sensação de estar num dos lugares mais deslumbrantes do mundo é sem igual.

Quanto custa o passeio? 
É difícil precificar porque com a inflação o valor tende a se desvalorizar muito rápido então, é temerário colocar um valor aqui que poderá estar desatualizado quando você for. Mas vou colocar a referência em dólares apenas para você ter uma idéia, já que o dólar é uma moeda mais estável do que o Real e o Peso Boliviano. Um passeio até o Chaaltaya sai por volta de US$ 22 (preço de 2021).

O que levar?
O passeio até o Chacaltaya geralmente leva o dia inteiro porque ele é feito combinado com outros passeios. Então é importante levar água e lanche para passar o dia. No cume do Chacaltaya é muito frio e se for no inverno mais frio ainda. Então vá bem agasalhado. Também não se esqueça dos óculos escuros, muito importantes se houver neve lá em cima. Leve também protetor solar. Use um calçado apropriado para caminhadas em terreno rústico. Luvas e cachecol podem ser muito úteis principalmente no inverno.

Qual a melhor época para ir?
Se você deseja ver neve a melhor época é entre o inverno (quando ainda há algum frio) e o começo da estação chuvosa, ou seja, se você for no auge do inverno você corre o risco de não pegar neve porque embora esteja muito frio a probabilidade de neve diminui porque o clima está mais seco e na época chuvosa, há bastante umidade mas o frio já não está tão intenso. Eu peguei neve lá em cima em meados de setembro, mas com as variações ocasionadas por causa do aquecimento global existe sempre o risco de um evento fora da curva, ou seja, que não esteja dentro dos padrões.






Para tentar estimar a melhor época veja esse gráfico com os índices de temperatura e umidade para o Chacaltaya.




Você gostaria de conhecer o Chacaltaya ? Receba dicas incríveis no seu celular sobre pacotes de viagens para a Bolívia clicando aqui.