Header Ads

Como baixar os triglicerídeos ?



Para baixar os triglicerídeos é muito importante mudar alguns hábitos. Pode ser que com apenas algumas alterações nos seus hábitos você consiga deixar seus triglicerídeos num nível saudável sem que haja a necessidade de tomar medicações. Se mesmo com a alteração de hábitos você não conseguir baixar os triglicerídeos pode ser que seu médico recomende o uso de alguns medicamentos. Veja abaixo os hábitos que você deve ter para ajudar a manter seus triglicerídeos numa faixa normal.

ALIMENTAÇÃO

  • Remova carboidratos simples da sua alimentação. Basicamente estamos falando de açúcar e farinha de trigo, ou alimentos que usem estes dois componentes juntos ou isolados. Prefira sucos e outras bebidas sem adição de açúcar e evite o consumo de alimentos que contém farinha branca como bolos, pães, massas e outros que usem farinha branca.
  • Cuidado com outras fontes de carboidratos simples. Alguns exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose. Todos são fontes de energia que depois de consumida são convertidas em triglicerídeos pelo nosso corpo. Os carboidratos simples também são aqueles de maior índice glicêmico e como são absorvidos de forma mais rápida pelo organismo, a sensação de fome torna-se maior de modo que para alcançar a saciedade pode ser necessário comer mais e mais desse tipo de carboidrato. No final, o consumo excessivo destes alimentos pode elevar a glicemia, os triglicerídeos e a gordura. Por isso, evite também o açúcar demerara, mel, maple syrup, xarope de milho rico em frutose. Algumas frutas também são ricas em frutose e é importante consumi-las de forma equilibrada se seu objetivo é reduzir os triglicerídeos. Algumas frutas que devem ser consumidas com moderação por pessoas que desejam baixar os triglicerídeos são: banana, ameixa, manga e caqui.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas porque elas são ricas em calorias que acabam sendo convertidas em triglicerídeos. No entanto, avalie com seu médico ou nutricionista a possibilidade de tomar uma dose de vinho tinto, há estudos que mostram que algumas substâncias deste vinho podem proteger seu coração quando consumido com moderação.
  • Corte o uso de alimentos processados como bolachas, salsicha, presunto, mortadela e outros que são ricos em farinha branca ou gordura processada.
  • Inclua mais frutas na sua alimentação, preferindo aquelas que são menos calóricas. A ingestão de fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade o que pode ajudar a comer menos, além do que, nas frutas encontramos muitos nutrientes essenciais para nosso organismo como vitaminas e sais minerais.
  • No lugar do arroz branco ou de alimentos de massa provenientes da farinha branca, prefira alimentos integrais como arroz integral, pão, aveia, quinoa, macarrão integral, etc. Este tipo de alimento ajuda a diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue, porque no intestino acabam ajudando a diminuir a quantidade de gordura absorvida pelo organismo, precisam de mais energia para serem absorvidos pelo organismo e produzem maior sensação de saciedade.
  • Adicione à sua alimentação azeite de oliva ou outras fontes de gorduras boas como castanhas, sementes de chia, linhaça, atum, sardinha, salmão e também, abacate.

ATIVIDADES

  • A maior parte dos triglicerídeos são produzidos pelo nosso próprio organismo. Algumas pessoas possuem predisposição genética para produzir mais triglicerídeos. Por isso, por mais que você tente cortar o consumo de calorias e às vezes mesmo tendo uma aparência de pessoa magra, pode ser que seus níveis de triglicerídeos estejam elevados. Isto nos leva ao segundo hábito que é importante ter: praticar atividades físicas. Muitos empregos favorecem o sedentarismo, como aqueles de escritório em que a pessoa precisa ficar sentada o dia todo na frente de um computador ou dentro de um carro ou caminhão dirigindo de um lado para outro. É muito importante praticar atividades físicas se quiser manter sua saúde. Os exercícios ajudarão a manter seu colesterol bom mais alto e ajudarão a diminuir o colesterol ruim juntamente com o triglicerídeos.
  • Quanto de exercício devo praticar? Este estudo mostra a relação entre a quantidade de passos diários e a mortalidade em mulheres: (Lee IM, Shiroma EJ, Kamada M, Bassett DR, Matthews CE, Buring JE. Association of Step Volume and Intensity With All-Cause Mortality in Older Women. JAMA Intern Med. 2019 Aug 1;179(8):1105-1112. doi: 10.1001/jamainternmed.2019.0899. PMID: 31141585; PMCID: PMC6547157.) 
  • Basicamente, o que o estudo comprova é que caminhar mais traz benefícios para a saúde e que a falta de atividade faz mal para o organismo. Qual o ideal ? Pelo menos 7500 passos por dia ou acima de 30 minutos de atividade por dia.
  • Outras atividades como natação, correr ou outros esportes também ajudam a acelerar a queima de triglicerídeos pelo organismo. Lembre-se que níveis altos de triglicerídeos podem ser causados pela síndrome metabólica. A síndrome metabólica inclui hipertensão arterial, nível elevado de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura e níveis de colesterol anormais. A síndrome aumenta o risco de uma pessoa ter ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.


Veja também...

Colesterol - O que fazer para ajudar o corpo a manter os níveis de colesterol dentro da faixa de normalidade para ter uma saúde melhor ?