quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Quem tem colesterol alto pode comer Purê de Batata ?


Esta é uma questão interessante. A batata em si é rica em carboidratos. Carboidratos é uma importante fonte de energia do nosso corpo. Já o colesterol é fabricado pelo fígado mas também pode ser encontrado em alimentos de origem animal. É muito importante para quem tem níveis elevados de colesterol cortar aqueles alimentos que contém gordura saturada e gordura trans.
As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis, contêm ácidos graxos insaturados na configuração trans. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia. Wikipédia

Por que o purê de batata pode ser problemático para quem tem colesterol elevado ? Justamente por causa dos ingredientes que vão na receita. Veja o que vai num purê tradicional:

Purê de batata, purê de batatas ou puré de batata é um purê feito com batatas cozidas e outros ingredientes, dentre eles margarina, ovo e leite. Sua consistência é variável, variando do quase líquida ao mais consistente. É um típico acompanhamento para outros pratos, geralmente à base de carne ou peixe. Wikipédia
No caso da margarina, embora muitas margarinas sejam feitas a partir de vegetais, no seu processo de industrialização elas passam por transformação que acaba mudando suas características originais, ou sejam , se transforma em um produto altamente processado. A gordura da margarina passa por um processo chamado de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente ou um pouco mais baixa. É a chamada gordura trans.

O leite, principalmente o leite integral, possui grande quantidade de gordura em sua composição por ser de origem anima.

E o papel da batata nisso tudo ? Bem, o colesterol, ao contrário do que muitos pensam, não é gordura, mas sim um um lipídio constituído por um álcool policíclico produzido no fígado através da ingestão de carboidratos (açúcar, arroz e derivados do trigo, da cevada e do centeio). Então é o ingrediente principal para fabricar o colesterol em nosso corpo.

O grande problema não é o colesterol, nós precisamos dele, faz parte da nossa sobrevivência. O grande problema é o excesso dele. Em excesso o colesterol pode causar um monte de problemas em nossa vida. Então, o segredo para ter uma boa saúde é cuidar dela.

Para simplificarmos nossa vida e continuarmos a proteger nossa saúde é importante conhecer o papel de cada alimento e fazer bom uso deles, mas sempre em doses apropriadas. O problema não é comer ou não purê de batata mas saber quanto podemos consumir de cada ingrediente. Se você possui colesterol elevado seria bom se abster de alimentos que possam aumentar ainda mais os seus níveis e com a ajuda do seu médico ou nutricionista fazer uma readequação alimentar. Se seus níveis de colesterol estão normalizados não há com o que se preocupar a não ser continuar mantendo o equilíbrio para que continuem assim.

---
Imagem de Mogens Petersen por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário