quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Porque é importante descansar



Muitos acidentes acontecem devido à falta de concentração. Muitas pessoas também cometem erros que podem causar prejuízo devido à falta de concentração. Muitos alunos tem péssimo desempenho escolar por não conseguir se concentrar. Consegue enxergar o mal que a falta de concentração pode causar ? É por isso que é importante descansar. 

É muito difícil se concentrar quando se está cansado. Isso acontece porque o cérebro já não consegue processar novas informações e busca algum jeito de pegar atalhos nas sinapses. Parte da nossa energia mental é gasta em processos automáticos do corpo que são necessários para a nossa sobrevivência e outra parte fica com a parte consciente, a parte pensante por assim dizer, mas existe um limite deste recurso. Se estivermos cansados não conseguimos desenvolver bem seja lá o que for porque o nível de concentração cai. E isto pode ser perigoso se a pessoa trabalha com alguma coisa que envolva risco de morte.

Mas o que dizer daquelas pessoas que parecem estar cansadas e de repente alguém fala: 'vamos ali bater uma bola ou dançar' e a pessoa levanta e vai com toda a energia que antes não parecia não possuir ? Alguém pode criticar e dizer que esta pessoa estava apenas fazendo corpo mole ou com preguiça. Mas antes de fazer julgamentos vamos considerar algo, vejamos como o cérebro funciona.

A parte consciente do nosso cérebro depende da conexão de idéias que são feitas e registradas por meio das sinapses, ou seja, das reações que ocorrem em nosso cérebro. Apenas para entender melhor veja:
A sinapse é a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para uma célula receptora com o objetivo de causar uma resposta do organismo. (Fonte: Conhecimento Científico)


"Um neurônio faz sinapses com diversos outros neurônios. Estima-se que uma única célula nervosa possa fazer mais de mil sinapses. Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. Entretanto, podem ocorrer algumas sinapses menos comuns, tais como axônio com axônio, dendrito com dendrito e dendrito com corpo celular." (Fonte: Brasil Escola)


Bom, dito de outro modo, nosso conhecimento armazenado no cérebro e capacidade de raciocínio dependem dessas conexões entre os neurônios. Imagine que estes neurônios seriam como uma parte de um disco rígido de um computador, cada informação fica armazenada em um pedacinho do cérebro. Quando fazemos a mesma atividade durante muito tempo é como se aquele caminho fosse percorrido muitas vezes, imagine a informação transitando por um mesmo caminho sempre, como quando pegamos um caminho para chegar a qualquer lugar em uma cidade. Se muitas pessoas começam a usar o mesmo caminho ele vai precisar de mais manutenção. É isso o que acontece com nosso cérebro, quando fazemos a mesma coisa por muito tempo isso pode levar à exaustão mental porque aquele caminho que é usado para acessar a informação gera também mais "poluição" em sentido metafórico, ou seja, aquelas células mais usadas gastam mais energia e precisam de mais reparos. O descanso é justamente dar tempo para a célula se reparar. Por isso é importante dormir, é o momento em que paramos tudo e nossas células começam a ser reparadas por assim dizer. E é por essa razão que algumas pessoas que parecem cansadas com uma determinada tarefa ficam animadas para fazer outras coisas, às vezes elas só estão cansadas porque aquela parte do cérebro que elas mais usaram precisa de descanso mas as outras podem estar prontas para outras atividades. 

Por isso, se você deseja se sair bem e fazer as coisas com mais segurança e ter sempre disposição aprenda a descansar. Aprenda a relaxar mesmo quando estiver trabalhando. Ficar muito tempo na mesma posição ou fazendo a mesma coisa pode ser prejudicial, procure variar um pouco, procure fazer pausas durante o trabalho, procure se descontrair no dia a dia. Não estou falando ficar parado apenas batendo papo durante o trabalho, não se trata disso. Se trata de breves pausas que ajudam a aumentar a produtividade. Um cérebro cansado não produz o que um descansado produz. Também o ambiente fica mais carregado quando as pessoas se estressam porque estão mais cansadas. Não se trata de não fazer nada mas de agir com inteligência, fazer pausas produtivas, que vão ajudar a aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho e estudo. Essa pausa precisa ser suficiente para que seu cérebro possa se reorganizar. 

Aprenda a relaxar quando não estiver trabalhando, deixe o trabalho lá no trabalho. Boas conversas, tomar um banho depois de um dia de trabalho, um chá de camomila ou mesmo fazer uma caminhada podem ser relaxantes. Procure encontrar nas pequenas coisas as oportunidades para dar um tempo ao seu cérebro. No final das contas você vai ver que uma pessoa descansada pode produzir muito mais e com mais segurança do que aqueles que estão exaustos.


Veja mais....
Como se livrar do desânimo - Muitas pessoas ficam desanimadas diante dos grandes desafios que enfrentam no dia a dia. O que fazer para se livrar do desânimo?
---
Imagem de Toàn Lê por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário