terça-feira, 9 de novembro de 2021

O que fazer para baixar o colesterol ?


Se você precisa baixar seu colesterol, poderá fazer bom uso de plantas que sejam ricas em esteróis e estanóis.

Com base na sua semelhança estrutural com o colesterol, foi postulado que os esteróis vegetais e os estanóis vegetais interferem fisicamente na absorção do colesterol intestinal, por exemplo, por interferência com a micelização do colesterol no lúmen intestinal. Isso ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que é absorvida pelo corpo.

Por isso, se você possui colesterol alto, seria bom rever seu cardápio e retirar alimentos que sejam ricos em colesterol e incluir outros que sejam ricos em estanóis e esteróis até regularizar o nível do seu colesterol.

Os estanóis e esteróis vegetais são encontrados naturalmente em uma variedade de alimentos vegetais como feijão, lentilha, cereais, óleos vegetais, sementes e nozes.

Eu particularmente, para baixar o colesterol reduzi a quantidade de alguns alimentos (carne vermelha, carboidratos que mais tarde são processados pelo nosso corpo e transformados em gordura, etc) e aumentei a ingestão de feijão, cereais como aveia aveia, por exemplo, óleo vegetal em particular o azeite de oliva e inclui também algumas sementes como chia e linhaça na alimentação. E inclui algumas nozes como lanche da manhã e da tarde. É claro que não podemos nos esquecer de incluir algumas frutas como maça e pera, vegetais como alface, brócolis e outros e no lugar da carne vermelha consumir mais ovos como fonte de proteína. 

Uma alimentação saudável não precisa ser complicada, basta se adequar ao novo cardápio mas antes verifique quais são as reais necessidades do seu corpo. Cada um possui uma necessidade diferente de acordo com idade, peso, tipo de atividade física que realiza no trabalho, por isso, se tiver dúvidas consulte um profissional nutricionista para te ajudar a escolher o melhor cardápio no seu caso. E se você possui colesterol elevado pense na possibilidade de incluir alimentos que sejam ricos em esteróis e estanóis na sua alimentação com a ajuda do seu nutricionista, pois são alimentos práticos para o dia a dia.


---

Imagem de ExplorerBob por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário