sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Mude se for preciso




"A vida é uma longa lição de humildade." - Sir James M. Barrie


Pior do que errar é permanecer no erro. Todo ser humano está sujeito a errar, faz parte do ser em constante desenvolvimento que somos. No entanto, persistir no erro é perigoso.

Por que muitas pessoas mesmo sabendo que estão erradas preferem continuar no erro ? Temos uma dificuldade tremenda em lidar com nossos próprios erros. A Bíblia tem uma história interessante sobre isso. Lá no jardim do Éden, quando o primeiro casal pecou diz a Bíblia que Deus perguntou para o homem o que ele tinha feito e Adão jogou a culpa na mulher. Daí Deus perguntou para a mulher e ela jogou a culpa na serpente. Ao invés de assumirem a culpa os dois jogaram a culpa para alguém. E assim caminha a humanidade, vemos o quanto é difícil para as pessoas assumirem seus erros. Mas por que isso acontece ? Veja algumas razões:

  1. Vergonha;
  2. Medo da reprovação social;
  3. Medo de encarar uma punição;
  4. A pessoa pode acreditar que ela não está errada;
  5. A pessoa sabe que está errada e todo mundo sabe disso e mesmo assim ela não admite por orgulho.
Estes são alguns motivos que podem fazer uma pessoa não assumir seus erros. Mas por que é perigoso não assumir seus próprios erros ? Vejamos algumas boas razões.

  1. A pessoa que não assume seus erros por vergonha e os esconde pode mais tarde ser descoberta e o fato de não ter tomado a iniciativa em reportá-los ou corrigi-los pode causar uma vergonha muito maior do que se ela tivesse assumido desde o início, até porque, pessoas que assumem seus próprios erros podem ser tidas como de palavra mais confiável do que aquelas que mentem para esconde-los.
  2. Às vezes uma pessoa esconde seus erros por medo da reprovação social no entanto, imagine que dependendo do erro isso pode causar mais prejuízo ainda para a sociedade e uma vez a pessoa sendo descoberta, se o fato de ter escondido seus erros aumentou o problema, quando ela for descoberta poderá ter uma reprovação social ainda maior.
  3. Alguns sistemas e empresas possuem formas de detectar erros e mesmo que a pessoa tenha medo de encarar uma punição, cedo ou tarde se ela cometeu algum erro ela pode ter de responder por isso. Então pode ser vantajoso buscar um acordo ou mea culpa antes de ser penalizada.
  4. Algumas pessoas tem dificuldade em enxergar seus erros porque não conseguem ter uma visão do todo ou acreditam em conceitos deturpados. O perigo para tais pessoas é muito grande porque isto pode levá-las a tomar decisões muito ruins ainda que outras pessoas estejam tentando ajudá-las. Imagine uma pessoa que está caminhando numa estrada perigosa mas acredita que ali não tem perigo, e apesar de todos os aviso continua seguindo em frente, até que se coloca numa situação em que sofre um acidente ou assalto. É mais ou menos assim com aquelas pessoas que possuem convicções muito fortes e não aceitam ajuda. Elas acreditam que estão certas e agem segundo seus princípios, não tentam fazer mal a alguém e nem querem fazer mal a si mesmas, mas por não conseguir enxergar o perigo acabam cometendo erros e mais erros e sofrem os prejuízos dos erros que cometeram.
  5. E há aquelas pessoas que são orgulhosas, sabem que estão erradas e não tem medo da reprovação social e nem de sofrer alguma penalidade e por isso continuam no erro. Este tipo de pessoa dificilmente poderá mudar a menos que se torne humilde ou sofra uma consequência muito ruim pelo seu erro, uma penalidade que realmente impacte a sua vida.
Por que é importante admitir ou reconhecer nossos próprios erros ? Porque somente assim podemos mudar para melhor e transformar o mundo em um lugar melhor. A pessoa que erra e por um motivo ou outro não busca ajuda ou não admite seu próprio erro, provavelmente poderá continuar errando e isso não irá ajudá-la e nem a sociedade. Devemos aprender com nossos erros e não mais praticá-los, devemos aprender com os erros de outras pessoas também. Devemos estar sempre prontos para mudar para melhor.

Obviamente isto exige humildade. E também caráter. Somente aceitando que nenhum de nós é perfeito e que todos podemos errar e lidando com as consequências dos nossos erros e aprendendo com eles podemos de fato nos tornar pessoas melhores.



Veja também...
Como viver em paz com outros - O que fazer para se dar bem com outros e viver em paz ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário