terça-feira, 9 de novembro de 2021

Colesterol alto pode causar dores no corpo


Quando sofremos com dores crônicas é importante procurar um médico para entender o que pode estar acontecendo, a dor é um sinal de alerta que nos informa que algo não está bem. Dores podem surgir e por diferentes motivos, só um médico está capacitado para diagnosticar e tratar corretamente problemas de saúde. Há algumas dores que aparecem no corpo e podem ser causadas por causa do colesterol alto. Entre tais dores estão aquelas que ocorrem no pescoço, nas pernas, no abdômen e nas costas entre outras.

Por que o colesterol pode causar dores ? Porque níveis elevados de gordura no organismo estão associados a aterosclerose e isso pode ocasionar má circulação do sangue e aumento de pressão o que pode prejudicar a irrigação dos músculos das pernas, costas e de outras partes do corpo ocasionando dores. (Para conhecer o estudo completo veja o artigo científico publicado na NCBI: Association between serum lipids and low back pain among a middle-aged Japanese population: a large-scale cross-sectional study)

Lipo-proteínas  de alta densidade (HDL) algumas vezes chamada de bom colesterol ajudam a normalizar os níveis de LDL. Comer muitos alimentos que contém grande quantidade de gordura pode aumentar os níveis de LDL, que é o colesterol ruim, no seu sangue. Por isso, fique atento a qualquer sinal de dor que aparentemente não possua uma causa provável. Em especial se sentir cãibras ao se exercitar ou depois de uma caminhada, ou dormência nos pés, consulte um médico imediatamente para verificar o que pode estar acontecendo. Às vezes a dor não é tão desconfortável e a gente vai adiando. Tome cuidado pois os problemas de circulação costumam não fazer muito alarde quando aparecem e vão se instalando bem devagarzinho até que quando o paciente busca ajuda pode ser tarde demais.

O melhor remédio para evitar a má circulação ainda é a prevenção. Busque ter uma boa alimentação, que seja nutritiva e equilibrada. Se seu nível de colesterol estiver elevado pode ser que o médico te receite algum remédio para ajudar a baixar. Mas é importante também investir numa alimentação que seja saudável. Veja os artigos abaixo:



Também pode ser necessário praticar exercícios sob supervisão médica a fim de ajudar seu organismo queimar o colesterol ruim, a gordura e melhorar a circulação.



Procure ter uma boa rotina de exercícios que te ajude a se manter em atividade, sem estar ativo será difícil manter o nível de colesterol LDL no valor desejável. 

Cuidar da sua saúde não precisa ser complicado, exige consultas médicas frequentes para avaliação, boa alimentação, exercícios físicos adequados para sua idade e biotipo, descanso reparador e bons hábitos. 

Agora, como saber se as coisas estão no nível desejado ?: O segredo está no monitoramento, veja no artigo a seguir:

Monitoramento  é a observação e o registro regular das atividades de um projeto ou programa, é checar o progresso das atividades do projeto, ou seja, uma observação sistemática e com propósitos. Leia mais[...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário