terça-feira, 9 de novembro de 2021

Colesterol alto: O que é dislipidemia e que sinais podem indicar risco severo de complicações ?


As 
dislipidemias são caracterizadas pela presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Quando estes níveis ficam elevados, é possível que placas de gordura se formem e se acumulem nas artérias, o que pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.

Alguns sinais que podem indicar que você pode ter essa condição são:

  1. Cãibras nas pernas durante o exercício;
  2. Feridas nos dedos dos pés, nos pés ou nas pernas que demoram para cicatrizar;
  3. Dormência nas pernas;
  4. Queda dos pelos dos pés ou das pernas;
  5. Pulso fraco na perna ou nos pés.
Em casos mais graves é possível que uma pessoa sofra também com dores nas pernas constantes, mesmo em repouso e não apenas quando se exercita. Neste caso, a situação pode ser grave e é necessário tratamento médico urgente para evitar outras complicações como infecção, gangrena ou mesmo a perda de um membro, AVC ou infarto. Além de buscar ajuda médica urgente será necessário também se for confirmado alto nível de colesterol, fazer mudanças na sua alimentação e no estilo de vida, que deverá incluir mais atividades físicas conforme recomendação do seu médico. Note que a participação do médico é muito importante em todo o processo.

Agora mais importante do que tratar é evitar que nossa saúde chegue nessa condição. Como fazer isso ? Basicamente para simplificar nossa vida e evitarmos problemas de saúde precisamos ter uma dieta saudável, praticar exercícios e ter nossa rotina de consultas e exames médicos em dia. Talvez não possamos mudar uma condição genética ou uma situação grave que não temos controle mas podemos naquilo que depende de nós fazer o nosso melhor para poder ter uma boa saúde por tomar boas decisões que tornarão nossa vida mais fácil e feliz.

Cuide de seus hábitos permanentemente. Simplifique sua vida por ter bons hábitos de alimentação e exercícios.


---
Imagem de Jenia Nebolsina por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário