sábado, 30 de outubro de 2021

Se quer produzir frutos concentre-se nas raízes




Se quiser produzir frutos você precisa cuidar de uma planta muito além da camada superficial. A grande maioria de nós sabe que para uma planta dar frutos sua raízes  tem de estar plenamente desenvolvidas e saudáveis. Isso se dá porque são as raízes que absorvem grande parte dos nutrientes que a planta precisa. Se a raiz encontrar limitações, poucos nutrientes, pouca água é possível que a planta corra risco de morrer. É provável que em um ambiente fértil uma planta se desenvolva mais rápido. Por outro lado, uma planta que está em um solo pobre terá dificuldades de se desenvolver e dar frutos.

Por isso devemos sempre nos perguntar como estão nossas raízes. Embora nem sempre elas sejam visíveis, elas são essenciais na vida de qualquer árvore. São nossas raízes que nos dão sustentação, que nos mantém de pé apesar das tempestades da vida, são elas que nos nutrem para continuarmos a ser quem somos. Por isso, proteja sempre suas raízes. 

O que são nossas raízes em sentido figurado? Tem a ver com tudo aquilo que nos dá base e sustentação, com aquilo que nutre nossa mente e corpo. Se você quer ser como uma árvore saudável cuide de suas raízes. De uma forma bem figurada e bem parecida com o que você está lendo aqui a Bíblia também diz:


"Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, 
resguarda teu coração, pois dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23


As fontes da vida devem ser protegidas e guardadas. Assim como as raízes de uma árvore, devemos resguardar nosso coração pois é de dentro de nós que vem o poder de fazer coisas boas e más. O que determina o que faremos ou o que seremos na vida tem muito a ver com o tipo de solo em que estamos, com o tipo de nutrientes que damos para nossa árvore. Por isso, se você quer produzir frutos cuide de suas raízes. E como você faz isso ? Bem, podemos dizer que as coisas boas que nos cercam são o adubo que nossas raízes precisam para se fortificar, por outro lado, as coisas ruins são como veneno que enfraquecem a árvore. Essas coisas boas são os bons hábitos como boa leitura, meditação, boas amizades, trabalho e assim por diante. Pessoas que enriquecem o seu solo, o seu ambiente com coisas boas estão fortalecendo suas raízes. Já aquelas que ficam se nutrindo com sentimentos negativos, com ódio, medo, desesperança e todo tipo de coisa ruim estão destruindo o seu solo e com ele todo o potencial de ver sua árvore crescer. Com o que você tem adubado sua árvore? Que tipo de adubo está jogando no seu solo? 

Nunca subestime a importância das raízes só porque elas estão escondidas. Se a raiz for forte toda a planta será forte. Agora a qualidade das raízes depende do tipo de solo em que a planta está. Por isso, se quiser atingir objetivos concentre-se nas raízes, concentre-se naquilo que você está dando para sua planta. Busque fortalecer o seu solo cuidando de tudo o que está à sua volta. Não tem como derramar veneno no solo e esperar que sua planta cresça de forma saudável. Afaste-se de coisas negativas, afaste-se de pessoas venenosas, arranque as ervas daninhas do seu coração, coisas que apenas sugam a vitalidade do seu solo sem dar nada em troca. Regue sempre o seu ambiente com coisas boas, com boas amizades, com bons livros, boa música, com mensagens de paz e esperança, com coisas positivas, deixe Deus fazer parte da sua vida e você dará cada vez mais frutos, seu sucesso vai ser verdadeiro, muito além do que imagina e o que vier de você, será fonte de vida para outras pessoas. Você jamais irá se arrepender de cuidar das suas raízes.

Veja mais...
Qual qualidade é mais importante para ter sucesso ? - Existe uma qualidade que é uma das mais importantes que pode ser encontrada em toda pessoa de sucesso. Sem essa qualidade não é possível vencer.

----

Nenhum comentário:

Postar um comentário