sábado, 30 de outubro de 2021

Que alimentos ajudam a baixar o colesterol



Frequentemente as pessoas descobrem muito tarde que se tivessem mudado sua dieta poderiam ter salvado seu coração de riscos. Aquilo que comemos pode nos dar prazer e ser saboroso mas também pode prejudicar nossa saúde se não for saudável, por isso é muito importante tomarmos muito cuidado com o tipo de alimento que nós comemos. Triglicérides e o mal colesterol podem levar ao entupimento das artérias o que pode causar sérios riscos cardiovasculares.

Muitos de nós já ouvimos falar de alguns vilões da saúde do coração e sabemos que o colesterol está entre eles. Alguns tipos de colesterol são criados pelo nosso próprio corpo. Mas grande parte do colesterol que nos faz mal geralmente vem daquilo que comemos.

Nem todos os alimentos contém colesterol ruim. De fato, alguns alimentos tem inclusive a capacidade de reduzir a taxa de colesterol no sangue. Diferentes alimentos podem ajudar a baixar o colesterol de diferentes formas. Apenas para citar alguns exemplos temos as fibras solúveis, que impedem que o colesterol e seus precursores entrem no sistema sanguíneo impedindo que eles passem do intestino para a circulação do sangue.

Alguns tipos de gorduras poli-insaturadas podem ajudar a reduzir o LDL, o colesterol ruim. Em alguns  casos podem inclusive servir como bloqueadores em nosso corpo, impedindo que o colesterol ruim se prenda em nossas artérias e veias. Se você deseja fazer mudanças na sua dieta com o objetivo de equilibrar os níveis de colesterol do seu corpo de modo que possa melhorar sua saúde cardiovascular  terá de cuidar especialmente da sua alimentação. Pelo menos, isso é o que o meu médico sempre me disse. Depois de algum tempo a gente consegue construir novos hábitos. Veja seguir alguns alimentos  que podem ser grandes aliados no seu cardápio por uma vida mais saudável.

Aveia: incluir aveia na sua alimentação, talvez no café da manhã com banana ou alguns morangos poderá te ajudar a ter uma fonte de fibras solúveis na sua dieta. Alguns pesquisadores tem demonstrado que o beta-glucano pode ajudar a diminuir aquela sensação de fome dando uma sensação de saciedade, diminuindo o seu apetite. O ideal seria consumir cerca de cinco a 35 g de fibras solúvel por dia.

Cevada ou outros grãos: A cevada e outros grãos da mesma forma que a aveia pode te ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas porque aumenta a quantidade de fibra solúvel que você entrega para seu organismo. A cevada é uma das melhores fontes de fibra solúvel para o corpo. Existem outras formas de fibras que usualmente podem ser usadas como a quinoa, por exemplo.

Feijão: feijões são especialmente ricos em fibras solúveis. Os feijões levam um tempo para serem consumidos pelo corpo o que lhe ajudar a sentir-se satisfeito até uma próxima refeição, ajudando no seus esforços para perder peso. Você pode escolher entre uma variedade de feijões, nós temos diferentes tipos que sim quadram como feijões e de diferentes cores para te agradar.

Berinjela e quiabo: São alimentos de baixíssima caloria e boas fontes de fibra solúvel. Muitos lares indianos os usam com regularidade e podem ser servidos com batata doce, brócolis, ameixas etc

Nozes: São uma excelente fonte de gorduras insaturadas e que ajudam a baixar as gorduras saturadas do organismo, mistura que pode ajudá-lo a manter seu colesterol em dia. Comer dois punhados de nozes por dia pode te ajudar a baixar rapidamente o colesterol ruim em cerca de 5%. Vários estudos têm mostrado que as nozes contém fibras que podem ajudar a bloquear alguns tipos de gordura evitando que  sejam absorvidos na corrente sanguínea além de conter proteínas, vitamina, magnésio, potássio, esteroides naturais e outros nutrientes que podem ajudar a manter a saúde do seu corpo.

Frutas: maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas, tomates, abacate, mamão, esses alimentos são ricos em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL).

Óleos vegetais: gordura animal contém colesterol ruim em demasia. Por outro lado, óleo de canola por exemplo, contém as boas gorduras em oposição a outros óleos que também são refinados e processados. Ele também é rico em vitaminas como E e K. Os óleos mais recomendados para usar na alimentação são aqueles de origem vegetal como o de canola, de soja, de girassol e outros ao invés de gorduras animais como manteiga ou produtos como margarina.

Soja: o consumo de soja ou de produtos derivados da soja nem sempre ajudam a baixar o seu colesterol ruim. Entretanto, são fontes melhores para consumir do que alimentos de origem animal para obter proteínas. Na soja você encontra gorduras mono-insaturadas além de vitaminas , minerais e fibras.

Peixe: excelente fonte de omega-3 que ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular. O ômega-3 ajuda a baixar pressão sanguínea, melhora a circulação do sangue e ajuda a baixar triglicérides e pode ajudar a combater a inflamação que poderia levar a arteriosclerose.

----

Imagem de Oberholster Venita por Pixabay  

Nenhum comentário:

Postar um comentário