sábado, 30 de outubro de 2021

Porque o planejamento é importante



Todo bom viajante conhece a importância do planejamento para atingir seu destino. Não adianta sair se seu veículo não possui combustível suficiente para completar o trajeto. Se o caminho não é conhecido o uso de um bom mapa pode ajudar a chegar ao destino final. Antes de nos colocarmos em ação é importante certificarmo-nos de que podemos ir até o fim. Chegar até ao meio do caminho é chegar a lugar nenhum.

O que pode ajudar-nos atingir os resultados esperados é ter um bom planejamento, traçar toda a rota que queremos seguir e saber o que é preciso para atingir nosso objetivo. Um bom planejamento pode ser comparado a um bom plano de viagem e quanto mais completo e preciso melhor serão as decisões que poderemos tomar baseadas nele.

O planejamento só terá valor se mostrar como atingir da maneira mais prática e segura o objetivo. Se não tiver informações que nos auxiliem na empreitada não terá valor. As dúvidas que aparecem durante o planejamento, as lacunas que precisam de respostas e soluções, nos auxiliam a visualizar de antemão os problemas e permitem que nos antecipemos aos problemas que aparecerão no momento de execução, no mundo real.

Para atingir resultados devemos estar preparados da melhor forma possível. A falta de preparação com certeza produzirá resultados medíocres se é que vamos conseguir resultados. A fim de que o trabalho seja o melhor possível devemos estar muito bem preparados em todos os sentidos da vida: psicológico, material, com tempo suficiente, dotados dos equipamentos certos, recursos humanos, etc.

Uma pergunta importante que todo bom planejamento deve responder é: este objetivo é viável? Se sim, em quanto tempo e como? Há limitações para alcançar o objetivo? Se sim, tem como ser contornadas? Um bom planejamento evita desperdícios de recursos que são escassos.

O planejamento é a chave para evitar muitos problemas que podem levar ao fracasso. Para cada dia de ação tenha um dia de planejamento se quiser ser bem sucedido. Acertar é essencial se quiser se dar bem. Não adianta ficar tentando aprender por tentativa e erro já que os recursos são limitados. O bom planejamento te dará uma direção segura e conterá também planos de contingência para os eventuais problemas que forem aparecendo quando se colocar em ação. 

Revisando:

O planejamento é importante porque: 

"Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza."
Provérbios 21:5 - Bíblia Almeida Revista e Atualizada


Quem planeja tem muito mais chance de sucesso do que aqueles que improvisam no dia a dia. Colocar seus objetivos por escrito e planejar tendem a levar ao sucesso. Planejar te ajuda a ter uma direção clara do objetivo, das etapas, do cronograma, dos materiais e recursos necessários para a conclusão. Te dá também uma noção clara dos recursos humanos ou das competências que serão necessárias para cumprir seu objetivo.

Veja mais ...
Como conquistar suas metas ? - Veja como atingir suas metas e use dessas dicas para tornar suas conquistas mais fáceis.
---
1ª Imagem de Pexels por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário