sábado, 30 de outubro de 2021

Porque nunca jamais devemos dizer nunca



"Uma coisa só impossível até que alguém duvida e acaba provando o contrário. "
Albert Einstein

Antigamente as pessoas julgavam como louco qualquer pessoa que dissesse que é possível um objeto mais pesado do que o ar voar. Hoje sabemos que objetos muito mais pesados como os aviões são capazes de fazer grandes viagens. E recentemente estamos aí ouvindo toda hora falar de viagens espaciais. Algo que há uns 200 anos parecia impossível hoje é simples, assim como mandar um email para o outro lado do mundo. O que tornam estas façanhas possíveis ? Muito trabalho está envolvido em tudo isso e bastante pesquisa, é claro. Mas tem algo mais, a não aceitação do não como resposta, a crença de que não existe essa coisa de impossível se ninguém ao menos tentou.

A humanidade deu um salto tecnológico a partir do momento que Colombo resolveu desafiar todos os dogmas da sua época e disse que chegaria às Índias dando a volta no planeta, algo que era considerado impossível. As pessoas se perguntavam: 'Como assim, como ele faria isso? Como se aventuraria pelo grande oceano ? E quando chegasse à borda da terra, o que aconteceria ?' (Naquela época também existiam terraplanistas, pessoas que acham que a terra é plana, assim como hoje ainda há por incrível que pareça).  O que tornou possível tamanha façanha? Trabalho, apenas muito trabalho envolvendo pesquisa e planejamento e o objetivo de tentar. 

Todo trabalho de pesquisa envolve um certo planejamento voltado para um determinado fim ou objetivo. O trabalho persistente e metódico ou às vezes até mesmo a simples descoberta de novos métodos pode trazer novos resultados inovadores. Algumas coisas que parecem impossíveis somente não foram tentadas ainda. Portanto, sempre que se deparar com algo que alguém diz que não é possível fazer pense se não é o caso de apenas mudar o paradigma ou a forma de fazer. Às vezes o impossível é algo que ainda não foi tentado apenas.

Assim como no mundo dos descobrimentos científicos, nunca diga nunca para aqueles objetivos que pensamos ser impossíveis se ainda não tentamos realizá-los. Lembre-se de que aquilo que parece impossível talvez só não foi tentado ainda, como foi com a navegação ao redor do mundo em 1480, a descoberta da lâmpada por Thomas Edson, o telefone por Graham Bell e o avião por Santos Dumont. Algumas coisas só parecem impossíveis mas com trabalho e persistência talvez sejam alcançáveis.

Lembre-se sempre que todos os sonhos que talvez tenhamos e que pareçam impossíveis de se realizar talvez só pareçam impossíveis porque ainda não foram tentados. Que talentos talvez tenhamos escondidos dentro de nós aguardando serem descobertos? Se quiser ver como o ser humano é capaz de se superar leia a biografia de Helen Keller. Ela era cega e surda mas mesmo assim se tornou uma escritora famosa. A história está cheia de pessoas que transformaram seus mínimos em máximos. Lembre-se sempre do conselho de Albert Einstein  e nunca diga nunca porque às vezes uma coisa só parece impossível até que alguém determinado vá lá e prove o contrário.


---
Imagem de janeb13 por Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário