sábado, 30 de outubro de 2021

Porque a humildade é importante para o aprendizado da vida



"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos." 
John Lennon

Todos os dias temos oportunidades de aprender mais e mais sobre a vida. Uma forma de fazer isto é por estudar o passado e aprender com ele. A medida que aprendemos e tiramos conclusão do que dá certo e do que não dá, podemos mudar e nos aperfeiçoar para melhor. No entanto, para isso precisamos ser humildes. Só aprende com a vida quem é humilde. Quem não é provavelmente vai errar muitas vezes e não vai mudar. Por isso revise sempre seus planos e seus fundamentos.

São as raízes da árvore que dão sustentação a ela. Podemos comparar nossos princípios com as raízes da árvore. Temos de estar sempre revisando como eles estão. Acreditar em falsas premissas ou mesmo crenças incorretas não te ajudarão a chegar muito longe. Algumas crenças são limitantes. Por exemplo, tem pessoas que dizem 'eu não consigo ..., eu não tenho capacidade de ...' e por ai vai. Muitas vezes ouviram milhares de vezes alguém dizer que não deviam, que não era lugar delas, que elas não podiam fazer ou conquistar algo porque a vida é assim e cada qual no seu lugar. Mas vemos ai um monte de gente que pensou diferente e foi lá e fez, simplesmente porque preferiu ver se é assim mesmo. Não permitiram que crenças limitantes as impedissem de planejar e ir em frente. Não estou dizendo que você deve ser rebelde, não é isso. O que estou dizendo é que muita coisa que as pessoas acreditam pode estar baseada em mentiras que nos contaram, mentiras religiosas, mentiras políticas e mentiras sociais, apenas para garantir que ficássemos acomodados no mesmo lugar. Precisamos de humildade para rever aquilo em que acreditamos. Já ouviu aquela história de que não pode chupar manga e tomar leite porque pode passar mal ? Essa história vem lá de trás do Brasil Império quando o leite era caro e havia bastantes mangas no país tropical, então a elite inventou essa estória para que os mais pobres e os escravos não bebessem leite. E até hoje ainda ouvimos algumas pessoas dizer: 'se você chupar manga não pode beber leite'. Ficou gravado no pensamento coletivo social, embora talvez já não tenha mais a mesma função de antigamente. Então, certas mentiras tem sua função de controle. Hoje sabemos que não tem mal nenhum em chupar manga e tomar leite mas quanta gente foi enganada e ainda cai nesse conto por conta de uma informação que foi repassada como se fosse verdadeira, fake news de antigamente ainda tida como certa hoje. Por isso, esteja decidido a rever aquilo em que acredita e aprenda principalmente com os erros de outros ou os seus, aprenda com o passado.

Infelizmente história é uma disciplina que não tem sido valorizada nas escolas, assim como a leitura. E de certo modo isso tem um objetivo que é diminuir a capacidade crítica dos alunos, também serve como forma de controle. No entanto podemos ler à vontade, os livros estão ai para serem usados. Há muitos livros de história, geografia, economia e tudo o mais que você imaginar. Em especial há muitas biografias de pessoas famosas em que podemos aprender com elas o que deu certo ou errado em suas vidas. A escolha de como vai usar o seu tempo, se prefere assistir tv ou ler é uma escolha pessoal. Neste exato momento você está lendo este artigo, parabéns, você é um leitor. Você pode não concordar com o que está escrito, pode detestar o autor e assim por diante mas o importante é que você é um leitor. Continue assim, aprenda e reflita sobre os pensamentos de outras pessoas, use seu senso crítico e transforme sua vida das pessoas que estão à sua volta para melhor.

---
Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário