sábado, 30 de outubro de 2021

Porque é importante valorizar o que temos

 


Vários estudos mostraram que a gratidão oferece diversos benefícios para a nossa saúde física e psicológica. Por isso, vale a pena valorizar o que temos.

Como podemos valorizar as coisas? Muitas vezes deixamos de valorizar algo ou agradecer porque estamos com pressa demais e acabamos não refletindo no valor das coisas ou mesmo esquecemos de dizer obrigado. Para valorizar as coisas comece por diminuir a velocidade, comece a reparar em tudo ao seu redor. No mundo moderno tentam nos convencer que a produtividade e a velocidade são as coisas mais importantes. As pessoas correm de um lado para outro, correm e correm e muitas vezes para não chegar a lugar algum já que a felicidade que procuram pode estar bem ao seu lado, só que  por não terem tempo de parar acabam nunca reparando nela. Comece por reparar nas pequenas coisas à sua volta. Faça isso agora. O que você tem à sua direita e à sua esquerda? Diminua a velocidade, pare com a correria que só nos deixa doentes, pense um pouquinho nestas coisas que estão ao seu redor. São importantes para você? Por quê? Se são, agradeça. E que dizer das pessoas? Olhe para seu lado e pense nas pessoas que tem à sua volta. Quantas estão tentando te ajudar, te fazer feliz, demonstrar amor para você. Seja grato por elas. Gestos bondosos estão por toda parte. Às vezes uma xícara de café traz um ingrediente muito especial que é o amor daquela pessoa que tenta fazer o melhor café todos os dias para te servir. Seja grato por isso e por outras pequenas gentilezas que recebe.

Valorize os momentos simples. Podem não ser muito glamorosos, podem não ser tão evocativos, mas muitos destes momentos simples são especiais. Pense naqueles dias de domingo em que toda a família se reunia para almoçar, ainda que não houvesse nada de especial a não ser macarrão com frango e o amor dos seus familiares. E que dizer das brincadeiras do jardim de infância ? Muitos momentos simples ficam guardados para sempre na memória porque foram especiais nem sempre pelo que tínhamos mas por quem estava conosco. Valorize esses momentos simples mas especiais. Mesmo aqueles momentos de quietude em que estamos sozinhos podem ser especiais se estivermos fazendo uma coisa que é muito importante para nós do ponto de vista pessoal. Valorize cada momento da sua vida.

Um importante motivo para valorizar o que tem é para não perder. Se você não der valor ao que tem (família, amigos, saúde, emprego, etc) você corre o risco de perder. Uma pessoa que não valoriza seu cônjuge pode ficar sem, uma pessoa que não valoriza a família e os amigos pode acabar sozinha e uma pessoa que não valoriza seu trabalho pode acabar desempregada. Nem sempre somos responsáveis por aquilo que acontece à nossa volta. Um cônjuge pode ser perdido por causa de uma traição, o emprego pode ser perdido porque a empresa fechou e assim por diante, podemos apenas ser vítimas de uma situação que não criamos mas no que depender de nós, deveríamos fazer o máximo para valorizar o que temos para não perder. Um cônjuge satisfeito dificilmente irá atrás de outra pessoa, uma empresa lucrativa dificilmente fecharás as portas, amigos valorizados provavelmente continuarão do nosso lado. Não podemos dizer o que outros irão fazer mas podemos fazer a nossa parte para que aquilo que nos é mais valioso continue ao nosso alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário