sábado, 30 de outubro de 2021

Porque é importante perdoar

Muitas pessoas se perguntam porque é tão importante perdoar, porque se fala tanto em perdão. É importante perdoar porque todos somos imperfeitos e erramos muitas vezes sem querer, então se desejamos ter boas relações com outros precisamos estar dispostos a perdoar. Sem o perdão não é possível ter bons relacionamentos familiares, conjugal ou mesmo entre amigos porque não existe uma única pessoa no mundo que não erre.











E quando a pessoa não consegue perdoar ? Neste caso terá de viver com o peso do não perdão e provavelmente o relacionamento que tinha com a outra pessoa que errou será abalado. Dificilmente conseguiremos viver em paz com alguém que não pode ser perdoado, ou dificilmente seremos felizes se estivermos perto desta pessoa porque ao invés de sentir alegria com sua presença haverá o sentimento de mágoa, rancor, desconfiança e tristeza. Se você não pode perdoar alguém por alguma razão muito forte (uma traição, por exemplo), pode ser melhor se afastar de vez dessa pessoa se não houver outras questões envolvidas (sociedade empresarial, casamento com filhos, etc). Mas é claro que pode ser muito melhor o perdão se essa pessoa é alguém muito importante para você.

Perdoar pode ajudar a prevenir doenças. Há muitos problemas de saúde que são desencadeados por fatores psicológicos e emocionais. Por isso quem perdoa está praticando medicina das mais avançadas, está livrando seu organismo de possíveis complicações por motivos de doenças ocasionadas pela raiva, rancor e ódio. Mesmo que a convivência com uma pessoa que te fez mal não seja mais possível, tente perdoá-la para não ficar remoendo o que aconteceu e para que sua vida siga em frente. É claro que alguns casos de falhas graves como algumas atitudes criminosas precisam e devem ser tratados pelas autoridades competentes e com a ajuda de profissionais da área médica como por exemplo, maus tratos, estupros, roubos, violência doméstica e outras formas de violência. Não nutrir rancor por alguém não quer dizer deixar para lá, significa não permitir que a raiva se torne uma atitude dominante em nossas vidas. Agora injustiças graves jamais deveriam ser deixadas de lado, reporte quaisquer ameaças ou casos de violência que sofrer. Depois que tiver feito a sua parte denunciando às autoridades o agressor, tente reconstruir sua vida. Não viva em busca de vingança pois na maioria das vezes este tipo de sentimento faz mais mal do que bem além de não trazer a verdadeira justiça que almejamos. 

Agora para os problemas corriqueiros do dia a dial como mal entendido entre parentes e amigos tente conversar com calma para resolver o problema. Não permita que ele se transforme em um fator de separação da sua família ou que ele acabe com amizades de longa data. Muitas vezes o que consideramos uma ofensa foi apenas um mal entendido entre familiares e amigos. Conversar é a melhor solução, além de pedir perdão se foi você o causador do mal estar. Outra possibilidade também é deixar para lá se foi uma coisa pequena, não querer ser justo demais exigindo que todo mundo seja perfeito. Se for algo que não dá para deixar para lá escolha o melhor momento para conversar e tenha certeza de que ambos estarão calmos. Se achar que é difícil entrar num acordo tente achar um mediador que seja imparcial. Lembre-se que o perdão que hoje você oferece poderá ser o perdão que você precisa amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário