sábado, 30 de outubro de 2021

Porque é importante monitorar seus resultados



Aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Para saber se estamos tendo êxito ou fracasso precisamos avaliar constantemente nossos resultados. Não adianta apenas ir fazendo de qualquer jeito, é preciso ter um planejamento além de uma noção bem clara de quais são os objetivos a atingir.

A avaliação nos ajuda a verificar se estamos progredindo, estagnados ou regredindo em nosso objetivo. Também podemos avaliar a qualidade do nosso trabalho se nosso objetivo for melhorar o padrão. Se você está medindo seus resultados você tem como saber se está no caminho correto, é como um capitão checando nos instrumentos de navegação se o navio não se desviou do rumo. Mesmo um pequeno desvio, se a viajem for de milhares de quilômetros pode te levar para um lugar totalmente diferente. Por isso é importante checar constantemente a rota. O mesmo acontece com pessoas que tem problemas de saúde e que precisam de monitoramento constante, como por exemplo, o diabetes. Deixar de monitorar certos indicadores de saúde podem levar ao agravamento das doenças. 

Então, use e abuse do monitoramento, meça seus resultados. Sempre que desejar fazer algo que envolva esforço e planejamento escolha também que tipo de indicadores irá usar para saber se está se saindo bem na sua empreitada. Quase tudo pode ser medido então basta encontrar os indicadores adequados para cada tipo de medida. No entanto, esteja atento ao custo do monitoramento. Pessoas que querem monitorar demais as coisas também acabam ficando presas em apenas monitorar. Busque métricas que possam ser automáticas. Por exemplo, alguns bancos calculam automaticamente a rentabilidade dos seus investimentos. Alguns celulares calculam automaticamente a quantidade de passos que você dá em determinado dia, assim como alguns smartwatchs. Quanto mais fácil for o monitoramento melhor será para você mantê-lo e de preferência de uma forma que seja facilmente acessível. Uma grande ajuda tem sido os aparelhos de celular já que estão sempre pertos, então quando os usamos fica mais fácil ter à mão os dados que estamos monitorando.




O monitoramento adequado também pode te ajudar a saber quando agir para evitar consequências piores. Por exemplo, todo carro tem um hodômetro que nada mais é do que um aparelho que marca a distância percorrida. Esse pequeno aparelho te ajuda a saber quando deve fazer a manutenção preventiva e trocar o óleo do carro, por exemplo. Imagine que você deixe de monitorar e atuar nos momentos em que deve, o que pode acontecer ? Imagine se numa viagem seu carro quebra, quanto transtorno poderá ter por não ter feito a revisão no momento certo, ou pense no prejuízo que pode ter se o motor vier a fundir por falta de óleo.


Espero que estes exemplos sirvam de ajuda para mostrar o quanto é importante o monitoramento de certas métricas no dia a dia e pode ter certeza que também são importantes na gestão dos nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário