sábado, 30 de outubro de 2021

O que fazer quando erramos



Algumas vezes cometemos erros por mais cuidadosos que sejamos. Toda vez que cometemos um erro sabemos que teremos de pagar o seu preço. Lembre-se sempre que errar faz parte doa vida. 

Nem sempre o problema é cometer erros afinal de contas errar é humano. O maior problema é  permanecer no erro. Como seres humanos estamos sujeitos a falhas, faz parte da nossa natureza. No entanto temos que aprender com nossos erros e mudar e não permanecer no erro.

Uma atitude muito comum de muitas pessoas que cometem erros é não admitir que erraram e ficar justificando o erro. A Bíblia conta a história de Adão e Eva e diz que quando eles erraram, o homem jogou a culpa na mulher e a mulher jogou a culpa na serpente. Ao invés de tentarem consertar, pedir perdão ou demonstrar uma atitude humilde, tentaram justificar o erro. O mundo está cheio de pessoas assim que além de errar ficam tentando se justificar, ao invés de assumir que erraram e tentar assumir as consequências ficam tentando jogar para outro a culpa. Devemos tomar muito cuidado pois este tipo de atitude nos impede de fazer mudanças para melhor.

Outro problema muito comum é a correria, muitas vezes cometemos erros por conta da correria, da pressa em tomar determinadas decisões. O mundo anda muito rápido, é verdade, mas nem sempre devemos tomar decisões de forma precipitada, sem ter todos os dados analisados e pesarmos as consequências das possíveis escolhas. A pressa é inimiga da perfeição. E outra, muitas vezes não temos tempo de fazer algo bem feito da primeira vez porque estamos com pressa mas é engraçado como sempre temos tempo de fazer de novo quando dá errado. Então, tome cuidado com a pressa.

Outra coisa essencial é saber o que se quer atingir. Imagine, um arqueiro com uma venda nos olhos. Como um arqueiro vendado pode acertar um alvo se não sabe onde ele está ? Saber o que se quer é importante para poder acertar a direção, o rumo a seguir, o alvo.

Infelizmente não há muito o que fazer quando erramos a não ser lidar com o erro e suas consequências e aprender com ele. E parte do que podemos aprender com erros é o que foi escrito acima que segue em resumo:

  1. Assuma o erro ao invés de tentar se justificar;
  2. Peça desculpas;
  3. Busque formas de remediar ou de consertar, se for possível;
  4. Se o erro foi por pressa, aprenda a ir mais devagar da próxima vez, considere todos os aspectos envolvidos, seja cauteloso;
  5. Saiba exatamente o que precisa fazer, como fazer e o que precisa para fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário