sábado, 30 de outubro de 2021

O poder da esperança !

O que é esperança:

1. sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé; (tb. us. no pl.).

"e. de uma vida melhor"

2. RELIGIÃO - a segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade; [Representa-se por uma âncora].

Esperança é a convicção de que, por pior que uma situação possa parecer, tudo acabará bem. É acreditar em algo melhor, acreditar que tudo de bom pode acontecer.





Manter esperança é o primeiro passo para superar qualquer adversidade. Uma pessoa sem esperança é alguém sem sonhos, sem futuro, sem ideais. Uma pessoa assim seca-se diante das adversidades da vida. A esperança é aquela força que nos faz renascer, como o broto de uma árvore, depois de um incêndio florestal, que traz um alento de que a vida irá continuar apesar de tudo.

Porque não podemos perder a esperança: A falta de esperança é um veneno que pouco a pouco apaga sonhos, motivações e energias. Muitas vezes pode conduzir uma pessoa à depressão, causar improdutividade e destruir a felicidade.

Como desenvolver a esperança: Veja esse texto da Bíblia que fala sobre esperança:


Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor
O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:13


A esperança anda de mãos dadas com a fé. Sem fé é impossível desenvolver esperança porque aquele que espera, espera por algo ou alguém que lhe traga alívio, que lhe traga consolo, paz ou alegria. Por isso muitas vezes pessoas que possuem forte fé em Deus tem mais facilidade de desenvolver esperança. Para desenvolver sua esperança você precisará fortalecer sua fé no Criador. Também fará bem meditar no que a Bíblia diz sobre Deus e o futuro da humanidade. Estar junto com pessoas de fé também pode te ajudar a lidar melhor com quaisquer sentimentos negativos que possam perturbar sua esperança. No entanto, não confunda fé com religião. Há muitas pessoas que se dizem religiosas mas que não tem fé verdadeira.

Sobretudo não é porque não está na moda pensar ou falar sobre Deus que isso anula o fato de que Criador existe e está interessado no seu futuro. Tome cuidado com essa crescente desesperança que tem tomado conta da humanidade. O ser humano apesar de tudo o que conseguiu nada conseguiu de importante porque ainda lidamos com velhas questões que não foram resolvidas pela humanidade como a falta de justiça, paz e amor entre os povos. Infelizmente nossa pequenez diante dos problemas da humanidade pode nos levar a perder a esperança de um futuro melhor. Esse pensamento tem crescido e não é por menos. Problemas como terrorismo, aquecimento global, desemprego estrutural, mudanças climáticas, refugiados e outros tem cada vez mais mostrado o quanto a humanidade caminha sem rumo por esse século XXI. Naturalmente muitas pessoas ficam ansiosas e perdem a esperança quanto ao futuro, ainda mais se vivem em regiões que enfrentam grandes problemas. Que esperança uma pessoa que nasceu hoje na Venezuela ou no Haiti pode ter ? E quem nasceu no Afeganistão ? Apesar de muitos problemas não serem fáceis de ser resolvidos esteja certo que a esperança lhe ajudará a lidar melhor com eles. Ela te dará uma força inimaginável para lidar com quaisquer desafios que tenha de enfrentar.

Desenvolver esperança é usar sua inteligência emocional:  Não há dúvida de que a esperança pode nos dar força porque esperança é aquela crença arraigada de que apesar dos problemas tudo vai dar certo. A demonstração da esperança está na perseverança, justamente porque aquele que acredita que algo vai dar certo não desiste, persevera apesar dos problemas e dificuldades e até da possibilidade de fracasso. Por isso dizemos que quem tem esperança está com uma ferramenta que pode ser usada a seu favor do kit de inteligência emocional, porque sem esperança iremos desistir de qualquer coisa por não acreditar que vale a pena tentar.

Veja mais...
Nunca Desista - Um dos maiores destruidores de sonhos é o hábito de desistir sempre que as coisas parecerem difíceis. O que podemos fazer para não sucumbir e continuar ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário