sábado, 30 de outubro de 2021

Como sair do fundo do poço



O que fazer para sair do fundo do poço ? Para começar vamos rever uma breve estória de um cavalo que já  esteve lá:

Era uma vez um cavalo que caiu num poço.

Pela dificuldade em retirar o cavalo de lá, por ser muito fundo, apertado e o cavalo ser muito pesado, o fazendeiro acabou optando por sacrificar seu animal e decidiu que ele seria enterrado ali mesmo, no poço. Determinou então que todos os funcionários da fazenda trouxessem sacos de terra e os fossem despejando dentro do poço, sobre o cavalo. 

Ele não imaginava que à medida que a terra era despejada, o cavalo se sacudiria e o poço iria ficando cada vez mais raso, até que foi possível resgatar o cavalo, são e salvo, vivo e apenas sujo de terra.

Quantas vezes alguém já esteve num buraco profundo e que parecia difícil de sair e mesmo assim conseguiu não é mesmo ? Essa estória que acabamos de ler é apenas um conto, mas verossímil porque não é impossível de ser reproduzida. Às vezes quando parecemos que estamos bem lá no fundo do poço e alguém está ainda jogando terra em nós, o segredo pode estar em não se deitar e deixar que venha o que vier, mas em se mexer, balançar e deixar escorrer a terra ao lado e ir subindo. O que basicamente podemos extrair desta estória ? Segue o fio:

  1. Se estamos num buraco profundo e sem condições de sair dele precisaremos da ajuda de outras pessoas, por isso, quando estiver passando por problemas sérios não se isole, não bloqueie as pessoas, não se esqueça dos seus amigos e familiares. Embora os funcionários da fazenda não tivessem ideia do que estavam fazendo no final das contas acabaram ajudando o cavalo a sair do poço. Nem sempre as pessoas à nossa volta entenderão plenamente nossos problemas porque só quem está passando por uma determinada situação pode compreende-la exatamente. Mas para quem está no fundo do poço qualquer ajuda é desejável. Imagine uma pessoa que caiu num poço profundo. Chegam 3 pessoas para socorrer. Uma é bem fraquinha, a outra é forte e a terceira é fraca mas inteligente. O inteligente pensa: e se jogar uma corda para puxar a pessoa que caiu ? Mas logo se lembra que não tem a corda e mesmo se tivesse não tem a força necessária para erguer alguém. O forte tem a força mas não tem a corda e nem uma ideia do que fazer e o fraco tem a corda mas não tem a força e nem teve a ideia. E se o inteligente revelar seu plano, o fraco der a corda e o forte puxar ? Ai com a ajuda dos três, essa pessoa que caiu vai conseguir ser resgatada. Às vezes nem sempre uma pessoa tem todas as respostas que precisamos mas se confiarmos na ajuda de muitos amigos teremos mais condições de sair de uma situação ruim.
  2. Aja. Nem todas as boas intenções do mundo podem ajudá-lo se você não quiser se ajudar. Por isso, ao enfrentar problemas aja, não fique parado. Imagine se o cavalo ficasse lá deitado enquanto a terra ia sendo jogada. Ele ia ser enterrado naquele poço. Por isso, aja. Muitas vezes vão nos jogar terra, limpe seu rosto e siga em frente.
  3. Tenha esperança. Às vezes é necessário mais do que uma tentativa para sair do fundo do poço. A esperança está ligada à perseverança. Somente perseverando teremos melhores chances de conseguir sair de uma situação indesejável, por isso não desista. Acredite que o melhor é possível.
  4. Aprenda com seus erros e torne-se sábio. Sabedoria é fazer bom uso do que sabe. Ter sabedoria é diferente de ter conhecimento. Embora o conhecimento seja o material necessário para ter sabedoria, nem sempre quem tem conhecimento é sábio porque uma pessoa pode saber que deveria tomar uma determinada atitude e fazer o contrário trazendo o prejuízo para si. Sabedoria é fazer bom uso daquilo que sabemos, é agir com bom juízo. De preferência aprenda com os erros de outras pessoas e nunca deixe de aprender com seus próprios erros. Torne-se sábio para evitar cair no buraco novamente.
E você ? Tem outras ideias que podem ser acrescentadas nesta lista ? Compartilhe nos comentários.

----
Imagem de mh-grafik por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário