sábado, 30 de outubro de 2021

Como lidar com o desespero ?

Em momentos de desespero muitos se voltam para Deus em busca de ajuda e consolo e realmente fazem bem porque há certos sentimentos que só Deus pode compreender. Que tal portanto meditar em alguns textos da Bíblia e refletir como alguns servos de Deus se sentiram no passado e no poder que a Bíblia pode exercer em te ajudar a passar pelas dificuldades ? Veja alguns exemplos a seguir:







Além de refletir nos textos bíblicos acima você poderá tomar algumas outras atitudes práticas para poder lidar com o desespero. Veja a seguir:

  1. Mantenha a calma. Sem calma você não conseguirá nem pensar.
  2. Delimite o problema. Responda à pergunta: por que estou me sentindo assim ? Qual é a causa da minha aflição ?
  3. Racionalize. Pergunte-se: O que posso fazer para resolver o problema ? Quais são as opções que tenho ? Faça uma lista de todas as possíveis soluções e opções.
  4. Decida. Dentre as opções da sua lista, qual a que apresenta melhor viabilidade de resolver o seu problema ou a melhor relação custo x benefício ? 
  5. Se seu problema parecer insolúvel porque as opções que existem não podem ser executadas por você pergunte-se: Quem pode me ajudar a resolver o problema ? Se houver alguém considere a possibilidade de pedir a ajuda desta pessoa.
  6. Se você chegou aqui e não tem condições de resolver seu problema por conta própria e não há ninguém que possa ajudá-lo, agora é o momento de racionalizar mas a partir de outro ponto de vista. Pergunte-se: O que de pior pode me acontecer já que esse problema não tem solução ? O que posso fazer para minimizar as consequências ruins ?
  7. Independente das respostas que der às questões acima lembre-se que você nunca estará sozinho, Deus sempre estará do seu lado para te ajudar e muitas vezes Ele faz isso por meio da sua palavra (a Bíblia) ou por meio de outras pessoas. Não importa o quanto uma situação pareça ruim jamais se isole, sempre permita que seus amigos e familiares te apoiem do jeito que puderem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário