sábado, 30 de outubro de 2021

Pare de dar desculpas

 



"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa."

Benjamin Franklin


Alguma vez você já disse algo do tipo: 'eu queria tanto ser bom em (algo) mas (por isso ou aquilo) não consigo' ? Este tipo de pensamento é bem comum nos nossos dias. Muita gente gostaria de ser bom em muita coisa, gostaria de malhar mais, gostaria de falar dois ou três idiomas, passar no vestibular, conseguir um emprego melhor e por ai vai, só que muitas vezes tem um 'mas'. 

Há situações que realmente são um limitador naquilo que podemos fazer, situações que estão além da nossa vontade ou poder de ação. Em casos que estão além do nosso poder de vontade infelizmente não há muito o que fazer. Todos temos algum limite que nos impede de realizar algum sonho ou conseguir fazer algo que seria muito bom para nós ou para a coletividade. Nestes casos nem sempre há o que fazer porque às vezes o que gostaríamos depende de condições históricas, econômicas e sociais que podem estar além do nosso poder. Mas nem sempre é assim, há situações em que o único culpado pode ser aquela pessoa que vemos no espelho todos os dias.

Quantas vezes deixamos de fazer algo por preguiça, falta de disciplina ou determinação e damos uma desculpa para nós mesmos para nos justificar ? Muitas vezes o problema não é que não temos condições de fazer certas coisas ou atingir determinados objetivos, o problema é que ficamos arranjando desculpas para não fazer. Por exemplo, imagine aquele jovem que diz: 'eu gostaria tanto de resolver problemas de física para passar num vestibular' mas ao invés de estudar com afinco arruma uma desculpa talvez do tipo: 'mas física é muito difícil' ou 'eu não dou conta' ou 'não posso por qualquer motivo'. Será que esse jovem vai se sair bem no vestibular? Será que ele vai aprender física ou qualquer outra coisa se ficar pensando assim?

Com certeza você conhece muitas pessoas que se encaixam no perfil acima não é mesmo ? E provavelmente deve conhecer também pessoas que são bem sucedidas em seus objetivos porque são determinadas e não desistem. Eu gostaria de lhe contar uma estória, dizem que é apenas uma lenda esta estória, mas ela está tão arraigada no imaginário social que eu mesmo acredito que tenha um fundo de verdade.

Diz a lenda que uma vez um aluno chegou atrasado para uma aula de estatística na Universidade. Quando entrou viu dois problemas escritos na lousa e pensando serem tarefas de casa, anotou-os em seu caderno. Após alguns dias entregou os exercícios ao professor e pediu desculpas por ter demorado para resolvê-los, disse que estavam mais difíceis do que o normal. Na hora o professor não deu muita importância mas depois quando foi revisar o que o aluno tinha feito, viu que os problemas eram os mesmos que estavam em debate na sala de aula alguns dias atrás, problemas que o próprio professor disse que ainda não tinham solução e que por isso não seriam cobrados na prova. Os outros alunos que ouviram o aviso do professor de que ainda não tinham solução nem sequer tentaram resolver os problemas, mas como este aluno chegou atrasado e perdeu essa parte, ele anotou achando que era o dever de casa e se debruçou em resolvê-los e por fim conseguiu, algo que ninguém ainda tinha conseguido.

Quantas vezes deixamos de tentar porque dizemos para nós mesmos que 'algo é impossível'  não é mesmo ? São desculpas que damos para nós mesmos para deixarmos as coisas do jeito que estão e não nos esforçarmos um pouquinho mais. Desculpas que não nos levam a lugar algum, que impedem nosso potencial criativo, nossa capacidade de raciocinar e de ir além.

E talvez você esteja pensando nesse exato momento: quem é esse cara que fica ai escrevendo sobre desculpas? quem ele pensa que é? E minha resposta é: alguém que aprendeu do modo mais difícil o peso de ficar dando desculpas. Sabe querido leitor, se você me disser que nem sempre a vida é fácil, que temos muitas limitações, que o sistema não é justo, eu vou concordar com tudo isso. A vida realmente não é justa, as coisas não são fáceis para quem não tem os recursos que alguns privilegiados tem, para a grande maioria até mesmo algumas coisas simples são muito difíceis porque carecem até mesmo do básico. Mas não existe limitação maior do que aquela que damos para nós mesmos. Por mais injusta que a vida seja, por piores que sejam as condições, enquanto você tiver vontade e força você pode lutar para mudar a sua situação ou do mundo onde vive. Mas se você preferir deixar pra lá, se agarrar a uma desculpa (talvez do tipo, não adianta mesmo, não tem jeito) e não fazer nada, esteja certo de que nada irá mudar também.

Por isso escute Benjamim Franklin, ele foi uma das pessoas mais brilhantes que já viveu. Pessoas que gostam de arranjar desculpas raramente são boas em qualquer coisa. O hábito de arranjar desculpas pode te impedir de ir além, pode te impedir de crescer. Portanto, se você for do tipo que arranja desculpas pra tudo pode ser que esteja precisando revisar seu comportamento. Se deseja mais resultados em sua vida assuma responsabilidade por tudo o que faz ou deixa de fazer, assuma o controle dos seus pensamentos e ações. Somente agindo podemos mudar nossa vida e o mundo em que vivemos para melhor!


--------------

Imagem de Arek Socha por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário