sábado, 30 de outubro de 2021

Como manter a calma

 


Não importa o quanto a situação possa parecer difícil, perder a calma não irá ajudar a melhorar as coisas. Aliás a falta de paciência pode contribuir para as coisas piorarem. Já viu quantas pessoas nervosas sofrem de infarto? "Embora sejam minoritários, cerca de 15% dos casos de infarto são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte, desencadeado pelo fechamento das artérias coronarianas". 

Então, o que fazer para manter a calma mesmo diante de situações difíceis? Há várias sugestões e nós não queremos ser os donos da verdade. De fato, o que funciona para um pode não funcionar para outro por isso, tente verificar dentre as sugestões a seguir qual ou quais são as melhores para você. Eis algumas sugestões que podem ser úteis:

1-Respire. Inspire e expire calmamente contando de um até dez. Existe uma ciência por detrás desta técnica. Através da respiração você está tentando ajustar seus batimentos cardíacos, é como se estivesse dizendo para seu corpo que não precisa mais do impulso inicial liberado pelo sentimento de raiva ou do medo, que libera vários hormônios dentre eles a adrenalina no corpo com consequências que podem ser não tão boas. Ao contar de um até dez você está usando o lado lógico do seu cérebro, o lado esquerdo, que é bom para lidar com o raciocino lógico como a matemática, por exemplo, e tirando o foco do lado direito que é o lado emocional, que lida com as emoções. Como temos dificuldade em nos concentrar em mais de uma coisa por vez, ao voltar sua atenção para o lado lógico o outro lado deixará de ser predominante.

2-Saia para caminhar se for possível. Já ouviu aquela expressão: 'está nervoso? vai pescar' ? Existe um fundo de verdade nisto. Caminhar poderá te ajudar a mudar o cenário e se distanciar do problema. Mas não use isso como uma fuga. O problema não deixará de existir só porque você se afastou dele. Use a caminhada ou qualquer outra forma de se distanciar do problema apenas como uma forma de se acalmar para depois lidar com o problema de um modo mais tranquilo.

3-Aceite que nem tudo na vida será ou terá o resultado que você deseja. Aprenda aceitar que não temos o controle sobre tudo e estatisticamente há sempre uma chance de algo dar errado. Avalie sempre suas chances de modo realista e quando algo der errado, porque dentro da Lei das probabilidades é esperado que algo sempre dê errado, não se revolte contra a realidade. Lutar contra isso ou seja, as estatísticas, não é sábio. É uma ilusão achar que tudo irá dar certo 100% das vezes. (Veja este vídeo Está perdido? Sêneca pode ajudar)

4-Gaste tempo meditando para desenvolver calma, refletindo sobre eventos positivos e sendo grato por tantas coisas boas que já te aconteceram. Não foque em coisas negativas. Pensar apenas em coisas ruins só vai manter sua mente ocupada com pensamentos negativos que não vão te ajudar a ser feliz. Tente focar sua mente em coisas positivas, animadoras e que te ajudarão a enxergar os acontecimentos da vida com equilíbrio.

5-Evite pessoas que tendem a explodir ou ambientes estressantes. Tente transformar o seu ambiente. Quando estamos com pessoas calmas, em ambientes calmos e lidando com situações calmas tendemos a ser calmos. Não podemos achar que vamos passar o dia todo em um ambiente estressante, lidando com pessoas estressadas e situações tensas e pensar que isso não irá nos influenciar. Por isso, se deseja manter a calma pense no seu ambiente de trabalho, tente transformá-lo com plantas, cores animadas ou que tranquilizam, tente ouvir música relaxante e em especial, tente se relacionar com pessoas calmas.

E você ? Possui alguma dica que gostaria de compartilhar ? Deixe na seção comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário