sábado, 30 de outubro de 2021

Como baixar o colesterol - inclua aveia na sua alimentação


Uma boa alimentação começa com um bom café da manhã!

Níveis altos de colesterol podem trazer sérios riscos para a saúde cardiovascular. Uma das formas mais práticas de ajudar a manter equilibrados os níveis de colesterol é por cuidar da alimentação. E sobre alimentação, gostaria de lhe falar um pouquinho de um ingrediente que é muito conhecido e é barato, que pode ser um grande aliado para melhorar a qualidade da alimentação. 

Aveia: contém um importante componente conhecido como beta-glucano. Os beta-glucanos ( monómeros de D-glicose unidos por ligações glicosídicas ß-glucanos) são polissacarídeos de ß. Incluir aveia na sua alimentação, talvez no café da manhã com banana ou alguns morangos poderá te ajudar a ter uma fonte de fibras solúveis na sua dieta. 

Qual a importância do beta-glucano e fibras para quem deseja baixar o colesterol? Os beta-glucanos (ß-glucanos) são um tipo de fibra solúvel com elevada capacidade de reter e de tornar géis em soluções aquosas. Quando ingeridas, a viscosidade do bolo alimentar diminui a atividade de determinadas enzimas digestivas, o que influencia diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes. Essa desaceleração da ingestão te dará uma sensação de saciedade e parte do colesterol que entraria na sua corrente sanguínea será levado embora no bolo alimentar, sem chegar a ser assimilado pelo organismo.

Qual a quantidade ideal de fibras que nosso corpo necessita? Bem isso varia dependendo do organismo de cada pessoa e o ideal seria passar por uma consulta com um nutricionista para definir a quantidade ideal já que fatores como o peso, idade e atividade, por exemplo, podem influenciar a quantidade que cada um pode consumir. Mas levando-se em consideração a média da população podemos afirmar que a quantidade ideal varia de 10 a 35 gramas por dia. Apenas esteja atento que se você aumentar a ingestão de fibras precisará também aumentar a quantidade de água consumida para evitar problemas intestinais.

E você ? Faz uso da aveia no seu dia a dia ? Como você a prepara para ingerir ? Deixe sua receita na seção comentários.

-----

Imagem de Jennifer Sinn por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário