sábado, 30 de outubro de 2021

Tenha sempre um bom coração!

 


“Todos os dias do atribulado são maus; mas aquele que é bom de coração tem constantemente um banquete.” —  Provérbios 15:15


As vezes o segredo da felicidade não está necessariamente naquilo que temos ou não. Nem sempre nossas circunstâncias são o que mais importam. A nossa atitude diante da realidade muitas vezes fala mais alto. Existem pessoas que passam por grandes dificuldades e mesmo assim conseguem demonstrar plena felicidade. Outras talvez já tenham tudo e mesmo assim sofrem de depressão ou de aflição mental. O que então determina quem é ou não feliz?

A verdadeira felicidade não pode ser comprada. Ela vem do fundo do coração, da sensação de estar bem consigo mesmo, de estar em paz com outras pessoas, de um senso de realização por fazer o seu melhor. A verdadeira felicidade brota de dentro da nossa alma, ela está disponível para pessoas humildes, para pessoas pobres, para pessoas abastadas, para qualquer tipo de pessoa desde que essa pessoa possa viver em paz e ter o amor presente na sua vida. Não devemos confundir felicidade com posses materiais porque nem sempre a pessoa rica é uma pessoa feliz. Riquezas não podem comprar amor e também não podem comprar verdadeiros amigos. E quem é realmente feliz sem amigos?

Não estou dizendo aqui que não é importante ter conforto ou bens materiais ou que a riqueza seja desprezível, apenas estou afirmando que a verdadeira felicidade não depende necessariamente dessas coisas. Ter bem estar material ajuda a enfrentar melhor várias situações da vida como por exemplo, lidar com doenças, ter uma educação melhor ou mesmo uma casa mais confortável para viver. Mas se concentrar apenas em riqueza material não irá trazer verdadeira felicidade. Há pessoas que possuem conforto material mas vivem uma situação miserável porque não conseguem viver em paz com seus familiares ou ter amigos verdadeiros. Então não foque demais nas coisas materiais, elas são importantes mas não podem comprar a verdadeira felicidade. Antes, porém, procure ter sempre um bom coração e esse coração atrairá pessoas boas para perto de você e também te ajudará a fazer atos de bondade que trarão felicidade para outras pessoas e para você mesmo. 

Um bom coração poderá te ajudar a ter um bom relacionamento com seus familiares e também ter boas amizades. Um bom coração também pode te ajudar a construir um mundo melhor, com menos egoísmo, com menos ganância e mais solidariedade. Estas coisas sim trazem verdadeira felicidade.

Agora como você pode desenvolver um bom coração? Eis algumas dicas que podem te ajudar:
  1. Gaste mais tempo refletindo nas suas crenças (nossas crenças dão sustentação à nossa conduta). Procure ver como sua maneira de pensar pode estar influenciando seu relacionamento com outras pessoas. Se você acredita que todas as pessoas são más e mesquinhas isso poderá influenciar negativamente sua atitude. Procure reavaliar seus pensamentos no que diz respeito ao que realmente tem valor e veja se você está valorizando sua família e amigos verdadeiramente de coração ou apenas acredita que eles estão ai para te servir;
  2. Alimente seu coração com coisas boas. Quem só lê notícias negativas, ouve fofocas e nutre-se apenas com maldade não pode esperar ter um bom coração. Uma planta para crescer saudável precisa dos nutrientes corretos. Alimente seu interior com coisas boas, isso ajudará a reforçar o seu lado bom.
  3. A bondade é um hábito. Pratique todos os dias em palavras, pensamentos e ações. Se você se pegar pensando em coisas negativas a respeito de si mesmo ou de outros corrija seus pensamentos imediatamente. Também tenha o alvo de todos os dias fazer pelo menos uma coisa boa para você e para outras pessoas.
  4. Espalhe bondade e você colherá bondade. Um bom coração é algo raro hoje em dia então, você terá pouca concorrência. Isso te ajudará a granjear bons amigos, respeito e lealdade de outras pessoas e especialmente o amor dos seus familiares e amigos.


Se você possuir alguma dica que queira compartilhar sobre como podemos desenvolver um bom coração deixe na seção Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário