sábado, 30 de outubro de 2021

O que é um relacionamento ganha-ganha?

 


Questão para você:
Quais dos meus relacionamentos são do tipo ganha-ganha?
Quais dos meus relacionamentos são do tipo só um lado ganha?

Por que relações do tipo ganha-ganha são importantes: ao contrário do que muitos pensam, tirar vantagem sobre outros não constrói relacionamentos de longo prazo. Uma empresa que deseja ter um cliente fiel precisa construir valor real para seu cliente. Se o cliente sentir que a negociação foi prejudicial pode decidir não mais voltar e gastar seu dinheiro em outro lugar. O mesmo acontece com os relacionamentos sociais. Para que existam relacionamentos saudáveis e de longo prazo é preciso que as duas partes ganhem.

Qual o risco de ser egoísta: Existem pessoas que só pensam em tirar vantagem dos outros. Com o tempo acabam ficando sozinhos porque ninguém gosta de se sentir usado. Por isso é importante pensar sempre em relações do tipo ganha-ganha, ou seja, você deve dar e precisa também receber para que haja um equilíbrio. Por isso não use as pessoas para atingir objetivos egoístas. Mesmo quando se tratar de relações comerciais tente buscar vantagem para ambos os lados.

Olhe no espelho primeiro: Antes de julgar seus amigos e a sociedade em geral pense no seguinte: quanto eu tenho contribuído para o crescimento, felicidade e sucesso de outras pessoas? Faça uma auto-análise para saber se você é o tipo de pessoa que outros consideram que vale a pena ter como amigo. Se tiver de fazer ajustes, anote em uma folha o que pode fazer para melhorar e busque se tornar uma pessoa melhor.

Você está investindo nas pessoas corretas? Em segundo lugar devemos analisar se nossos relacionamentos também estão nos dando o suficiente em termos de recompensa, afinal de contas também investimos em nossa rede de contatos, seja do ponto de vista comercial, social ou emocional visando também obter algo em troca. Todo ser humano precisa de alimentos, moradia, carinho, amor, dinheiro para sobreviver, estas coisas geralmente vem das interações com outras pessoas. A maioria das pessoas compram seu pão do padeiro, sua carne no açougue e ganha dinheiro trabalhando para alguém. Nenhum homem é uma ilha, todos estamos interconectados com outras pessoas. Verifique sempre se você está investindo nas pessoas corretas, em quem te valoriza, respeita, te trata com justiça. Não é o caso de ser uma pessoa egoísta ou interesseira mas sim de construir relações duráveis, de longo prazo em que todos ganhem. Ninguém gosta de sentir que está sendo usado por isso, relacionamentos que só tiram dos outros, que apenas sugam, não tendem a durar. Por isso avalie também a qualidade dos seus relacionamentos. 

Qual deve ser o objetivo: A regra é construir relacionamentos do tipo ganha-ganha. Quanto mais tempo você investir em relacionamentos assim maior será o ganho para todos os envolvidos. E é disso que trata este artigo, ao buscar relacionamentos do tipo ganha-ganha conseguimos maximizar os benefícios para toda a sociedade. 

Esteja pronto para dar mais do que receber. Existem pessoas que não podem nos dar muito porque talvez não tiveram muito também. Nem todo mundo recebeu carinho e amor em dose suficiente para se tornar a pessoa mais amorosa do mundo, nem todos são tão sociáveis e alguns talvez tenham pouco em sentido material para te retribuir uma bondade. Uma pessoa boa também pensa em relações em que não irá ganhar nada. Pode parecer contraditório com tudo o que foi dito aqui mas devemos também ser úteis para outros sem esperar nada em troca, pois isso pode fazer nosso mundo um lugar melhor. Se acreditarmos que as pessoas podem melhorar e dar também o seu melhor, mesmo que seja pouco, iremos continuar investindo nestas pessoas que pouco nos dão. Provavelmente serão relacionamentos do tipo só um lado ganha. Mas veja, se formos pessoas tão egoístas que só faz algo quando recebe uma recompensa o que isso dirá sobre nós mesmos? Tudo é uma questão de escolha. Nós podemos escolher ser egoístas ou pessoas dispostas a ajudar outros. De acordo com o mestre Jesus, "há mais felicidade em dar do que em receber". (Atos 20:35) Então esteja pronto para dar mais do que receber, mas busque um equilíbrio pois você também precisa receber para que haja uma troca. Se um empresário resolver apenas doar tudo o que tem logo ele poderá estar passando necessidade financeira. O mesmo vale em sentido emocional, se apenas nos doarmos emocionalmente e não recebermos poderemos ficar esgotados do ponto de vista psicológico-emocional. A chave é não ser egoísta, antes equilibrado em tudo o que faz. Busque construir relacionamentos equilibrados mas dê oportunidades também para que aqueles que podem nos dar menos em sentido emocional, social ou material, ou seja, aqueles que mais precisam também possam ter uma parte do seu tempo, atenção ou mesmo recursos materiais se você puder ajudar em algo.

O objetivo final de um relacionamento ganha-ganha é maximizar o bem estar para todos os envolvidos. Somente numa sociedade equilibrada e justa é possível maximizar o bem estar físico e emocional. Por isso, faça a sua parte para construir o mundo que deseja.


-----

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário