sábado, 30 de outubro de 2021

Mude seu olhar



Hoje eu gostaria de lhe falar sobre a importância de ter um ponto de vista correto sobre as coisas. Às vezes não temos uma visão geral do quadro de onde estamos e isso nos impede de captar toda a realidade. Então que tal olhar de diferentes ângulos? Entenda que assim como um quadro em um museu necessita de um olhar mais cuidadoso para captar os detalhes, os problemas da vida real também podem precisar de um olhar a partir de uma perspectiva diferente.

Já parou pra pensar quantas vezes julgamos as pessoas sem nem mesmo tentar entender tudo o que pode estar envolvido? E que dizer da  importância que às vezes damos a determinados eventos?  Muitas vezes nossa opinião sobre determinado assunto ou pessoa  podem mudar quando mudamos a nossa perspectiva. Já ouviu aquela expressão: "o que é um peido para quem está todo cagado?"  É uma expressão que basicamente tem haver com a questão da perspectiva. Só para ilustrar, vou contar uma história fictícia. Imagine um pai que labuta muito para dar tudo de melhor para seu filho. Ele implica muito com o filho para que este dê valor aos estudos para que um dia possa se formar e ter uma carreira de sucesso. Ele quer que o filho estude todo o tempo, com raras pausas para brincar ou jogar com os amiguinhos. Por causa das constantes cobranças do pai, ele e o filho quase não se falam. Mas o pai acredita que todo seu esforço valerá a pena porque um dia seu filho terá sucesso na vida e já o imagina daqui a vinte anos quando já estiver trabalhando em sua carreira de sucesso. Até que um dia a criança acorda doente, é levada ao médico e descobre-se que ela tem um câncer incurável e que possui apenas alguns meses ou anos de vida. Será que esse pai diante dessa nova realidade vai mesmo se preocupar que seu filho gaste seus últimos meses de vida  estudando para uma profissão que nunca vai exercer? De repente, tudo aquilo que parecia ser tão importante deixa de ter tanto valor. Mas o que mudou ? Será que os benefícios do estudo não são válidos ? Será que o esforço do pai não era válido? O que mudou foi a perspectiva. O pai passou a ser confrontado com uma visão da realidade, a realidade que ele não conhecia antes e isso muda tudo. 

Enxergar a realidade a partir de uma nova perspectiva muda tudo. E isso acontece sempre, cada vez que fazemos uma releitura a partir de um novo ângulo aquilo que acreditávamos estará sujeito a uma nova revisão. Por isso, se deseja mesmo entender as pessoas e o mundo onde vive, permita-se olhar de diferentes ângulos.

E aqui vai um alerta: antes de se apressar em julgar outros, tente ver mais a partir da perspectiva da outra pessoa, tente entender melhor o que pode estar por trás de determinado comportamento ou sentimento. Pode ser que quando você tiver uma visão completa do quadro sua opinião mude. Se puder gasta mais tempo olhando os quadros dos museus por onde passar e principalmente os quadros da sua vida você mudará completamente sua realidade e poderá também ajudar a mudar a realidade de outras pessoas. Pergunte-se sempre: "será que aquilo que eu vejo é realmente o que está lá? ou o que vejo pode estar embaçado? será que eu tenho a visão completa ou só de uma parte do problema?" 

Ao tirar tempo para meditar e olhar sob um novo olhar sua percepção nunca mais será a mesma.



--------------
Imagem: Imagem de StockSnap por Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário