sábado, 30 de outubro de 2021

Como se livrar do desânimo


Um desânimo. Uma lerdeza. Um oco. Aquela velha sensação de estar jogando fora a vida.

Caio Fernando Abreu

Tem dias que a gente não tem vontade de fazer nada. Às vezes até temos um monte de coisas para fazer, temos a saúde e os recursos necessários mas só não temos vontade. A vontade às vezes é essencial para seguir em frente ainda mais quando as tarefas que você precisa executar não são tão obrigatórias, são coisas que te trariam um benefício se você as fizesse mas nem sempre são obrigações. Que tipo de tarefas se encaixam nesse perfil? Só para citar alguns exemplos: estudar para concursos, treinar música, aprender um novo idioma, ler um livro, etc, são algumas dentre tantas atividades que podem ser boas mas se você não as fizer não lhe trarão um prejuízo de imediato. Daí vem aquela coisa que chamamos de procrastinação, vamos adiando, deixando pra depois e por aí vai.

Muitas vezes o culpado  pela procrastinação de tarefas é a falta de vontade. O que podemos fazer para seguirmos em frente ao invés de ficar estagnados por causa do desânimo?


Em primeiro lugar nem sempre é fácil lutar contra o desânimo. A razão é porque às vezes, não é que não temos vontade de fazer certas coisas mas que temos também vontade de fazer outras ou de não fazer nada, então são vontades que competem entre si. Então o seu ânimo, a sua força de vontade, pode se direcionar para áreas que você considera mais importantes ou que talvez sejam mais prazerosas, como por exemplo, assistir TV ao invés de passar uma pilha de roupas. Com base nisso talvez seja bom começar por analisar o que realmente é importante para você. Será que a sua falta de vontade pode estar relacionada com suas prioridades? Comece por reavaliar o que é realmente importante para você para entender se sua aparente falta de vontade não é apenas um conflito entre vários objetivos que talvez sejam incompatíveis entre si, como por exemplo, descansar e trabalhar ao mesmo tempo. Você pode estar com vontade de fazer as duas coisas mas uma delas pode prevalecer sobre a outra e neste caso as duas são incompatíveis.


A segunda razão pela qual podemos estar sem vontade de fazer algo pode estar relacionada com a preguiça mental. Muitas atividades exigem esforço e concentração o que requer sacrifícios como deixar o celular de lado, desligar a TV ou outros. Às vezes até entendemos que algo é muito importante mas nosso cérebro pode estar condicionado a querer o que é mais fácil e prazeroso do que o que é mais difícil e doloroso. Como podemos mudar a atitude mental? Treino, muito treino e disciplina. À medida que você conseguir mudar sua atitude mental as coisas começarão a ficar mais fáceis mas no começo pode ser um grande esforço. Imagina aquela pessoa que nunca pratica esportes e de repente começa a correr. Vai exigir muita disciplina treinar todos os dias, aumentar a velocidade e o número de passos. Mas depois que a pessoa consegue criar o hábito correr será cada vez mais fácil, será cada vez mais prazeroso. A verdadeira mudança acontece quando o hábito está arraigado na mente e no coração, você começa a sentir que aquilo faz parte de você, então terá vontade de fazer, terá ânimo para se colocar em ação ainda que as condições não sejam as ideais.


E por fim o último aspecto que gostaria de mencionar é que a palavra motivação vem de duas raízes: motivo + ação. Basicamente a motivação está relacionada com os motivos que te levam a agir. Então para se colocar em ação é importante conhecer os motivos, reforçá-los diariamente. Visualize os benefícios de realizar determinada tarefa, os objetivos, os ganhos, as razões que fazem valer a pena determinada ação.


Essas dicas não são as únicas que podem te ajudar a lidar com o desânimo, há muitas outras que poderão ser de ajuda, mas as que consideramos aqui hoje são algumas que podem te ajudar a refletir nas causas do desânimo.  Lembre-se que combater o desânimo deve ser visto como uma ação holística, integrada com outras estratégias. Se quiser continuar aprimorando e aprendendo outras estratégias que poderão te ajudar a aumentar sua motivação para fazer mudanças para melhor visite sempre este site. Diariamente você verá novas sugestões que poderão ser úteis para te ajudar a desenvolver todo seu potencial.


Veja também...

Por que é importante descansar ? - Alguns acham que o descanso é uma perda de tempo total mas não é bem isso que prova a ciência. Veja porque é importante adquirir o hábito de descansar no seu dia a dia.

-----

Imagem de Javier Rodriguez por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário