sábado, 30 de outubro de 2021

Como encorajar outros ?

Como podemos encorajar outras pessoas ? Veja algumas dicas a seguir:

  1. O que é encorajamento? A palavra encorajamento é usada muitas vezes para traduzir o significado de παρακαλέω (parakaleo), que é uma palavra de origem bíblica e que pode significar: exortar, admoestar, animar, encorajar, confortar ou consolar entre outras traduções possíveis.
  2. Por que alguém pode precisar de encorajamento ? Qualquer pessoa pode ficar desanimada ou até mesmo deprimida de vez em quando por causa de uma perda pessoal (a morte de alguém querido, por exemplo), a perda dos meios de vida (desemprego, revés financeiro ou um grave problema de saúde que impossibilite a pessoa trabalhar) ou mesmo o rompimento de uma relação (fim do namoro, casamento, amizade etc). Qualquer situação traumática tem o potencial de desanimar e há pessoas que lidam com sentimentos de inferioridade ou mesmo abuso físico, mental ou emocional. Alguns também lidam com limitações físicas como, por exemplo, deficiência ou idade avançada. Uma pessoa também pode ficar desanimada por constantes cobranças (do emprego, da escola ou mesmo de familiares) que também podem causar stress e desanimar.
  3. Como podemos encorajar outros ? Essa resposta depende do tipo de problema que a pessoa estiver passando e também das nossas próprias circunstâncias pessoais. Dependendo do problema às vezes um pequeno gesto pode ser suficiente para encorajar a pessoa, mas há situações em que talvez seja necessário mais esforço para ajudar alguém. Procure avaliar com cuidado a situação. Busque primeiro averiguar o que pode estar pode detrás do desânimo, mas não seja intrometido, respeite a privacidade do seu amigo ou amiga. Conhecer o real motivo pode ajudar a ser mais certeiro na ajuda. Não faça julgamentos. Também não conclua que o problema da outra pessoa é pequeno demais. O que é pequeno para uns pode ser grande para outros e lembre-se que cada pessoa tem sua própria carga de problemas e seu histórico pessoal pode afetar a maneira como lida com um problema em particular. Demonstre empatia, coloque-se no lugar da outra pessoa e seja paciente, alguns problemas levam mais tempo do que outros, dê tempo ao tempo. Seja um bom ouvinte, faça perguntas. Não critique, não condene. Se tiver de tocar num assunto delicado faça como o dentista, que usa anestesia antes de extrair um dente. Tente amenizar a dor, use de elogios sinceros para mostrar ao seu amigo que ele possui real valor e qualidades e que o problema que está enfrentando também poderá ser superado. Se for inevitável tocar em um assunto delicado, espere o melhor momento para isso, seja paciente. Muitas vezes para ajudar um amigo ou amiga que está desanimado nem sempre há necessidade de falar e sim de demonstrar amor genuíno. Como fazemos isso ? Por mostrar que estamos do seu lado e dando o suporte que for necessário. Isto envolve buscar formas práticas de agir. Veja algumas sugestões a seguir:
  • Convide seu amigo para tomar café juntos;
  • Faça uma refeição juntos;
  • Ajude com alguma tarefa caso seu amigo esteja sobrecarregado e suas circunstâncias permitam;
  • Escreva um bilhete para animá-lo;
  • Mande uma mensagem de bom dia (mas por favor, nada de mensagens prontas, seja original, não tem coisa pior do que receber uma mensagem do tipo copia e cola);
  • Ligue para perguntar como está e tente conversar coisas animadoras se seu amigo estiver afim;
  • Encontre aspectos positivos para elogiar;
  • Ouça bastante seu amigo, dê a máxima atenção e não o interrompa enquanto estiver falando, às vezes tudo o que ele precisa é desabafar.
Estas são algumas ideias mas você pode ter muitas outras, se puder deixe suas ideias na seção comentários.

Lembre-se que todos podemos precisar de encorajamento de vez em quando. O amigo que você suporta hoje pode ser o amigo que te dará suporte amanhã. O mais importante na hora de apoiar alguém é se lembrar que o amor é ativo, o verdadeiro amor age em prol de outras pessoas e faz o bem. Na hora de encorajar outros demonstre esse amor, afinal de contas, o amor verdadeiro nunca falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário