sábado, 30 de outubro de 2021

Porque é importante agradecer



Por que é importante agradecer? Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer.

Segundo alguns psicólogos, a gratidão ajuda as pessoas a ficarem menos ansiosas, depressivas e estressadas.

Por isso, pessoas gratas são muito mais felizes, uma vez que sabem valorizar o que possuem. 

O que é Gratidão: significa qualidade de quem é grato, reconhecimento, sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado. Veja também o : Aprendendo a Ser Grato

Como você pode demonstrar gratidão
A maneira mais simples de demonstrar gratidão é por agradecer sempre que alguém te fizer uma boa ação ou te dar algo por dizer obrigado. Além de dizer obrigado, sempre que possível e apropriado, elogie os esforços da outra pessoa ainda mais se ela fez algo inesperado ou que vai além do dever. Um elogio não custa nada mas pode significar muito na vida da pessoa que o recebe. Você também pode retribuir o gesto de bondade por fazer algo pela outra pessoa. Às vezes um vaso de planta ou flor, um bombom, um brinde para um cliente, um cartão para um amigo, enfim, há muitas maneiras de demonstrar apreço pelas outras pessoas. Se for um amigo talvez um convite para jantar ou tomar outra refeição juntos pode ser apreciado. Em todos os casos respeite os costumes locais, o que as pessoas consideram certo e apropriado. Pode não ser considerado apropriado em algumas culturas alguém do sexo oposto presentear uma pessoa casada ou comprometida. Ou dar uma quantia alta em dinheiro de presente para um funcionário público pode ser mal interpretado, ainda mais se for o reconhecimento de um bom atendimento. Fique sempre atento ao que é considerado apropriado em cada cultura mas jamais deixe de demonstrar alguma forma de apreciação ou reconhecimento por aqueles que lhe fazem o bem. Você ficará muito feliz por isso e fará a outra pessoa feliz. No final das contas, isso diminuirá sua ansiedade, aumentará o seu nível de felicidade e acenderá uma chama de boas ações por onde passar, algo que poderá iluminar a vida de muitas pessoas na correria do dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário