sábado, 30 de outubro de 2021

Como deixar de ser indeciso



Muitas pessoas são indecisas por natureza, outras se tornam assim com o tempo. O que fazer para lidar melhor com a indecisão ?

  1. Decida o que realmente é importante para você. Isso só é possível com autoconhecimento, você precisa se conhecer e entender quem você realmente é e quem você deseja se tornar para saber que rumo deve dar à sua vida. Então comece por se conhecer.
  2. Pergunte-se sempre porque você está indeciso. Tente entender os motivos que te levam a agir assim. Será que é por medo? Será que é por falta de experiência? Será que a falta de recursos te deixa mais apreensivo ? Cada causa pode necessitar de um diferente tratamento por isso é importante entender o que pode estar por trás da sua indecisão.
  3. Se você sabe o que quer e já sabe o que te deixa indeciso, pense no que pode fazer para eliminar a causa da indecisão. Como dito, cada causa merece um tratamento diferente. Atue na raiz do problema. Por exemplo, se estiver com medo, o que pode fazer para tirar esse medo ? Trabalhe em cima da solução de cada problema específico.
  4. Peça opinião de outros mas cuidado com o que outros pensam. Algumas pessoas ao invés de nos ajudar a tomar uma decisão sólida podem nos deixar mais indecisos. Procure ajuda de outros mas especialmente use especialistas. Se teu problema for de saúde busque um médico. Se for um problema legal procure um advogado. Se for um problema de investimento procure um especialista. Cuidado com os conselhos que recebe de graça pois podem sair caro. Nem sempre as melhores intenções são acompanhadas dos melhores conselhos. Procure sempre experts para te ajudar e se seu problema for muito pessoal talvez um amigo que te conheça bem possa te ajudar a refletir melhor sobre seus sentimentos antes de tomar uma decisão séria, mas avalie sempre os prós e os contras. Geralmente temos a tendência de ouvirmos com bom grado aquilo que confirma o que desejamos ou gostaríamos e temos a tendência de repelir conselhos que vão contra a direção do nosso sentimento. Este tipo de atitude enviesada pode levar à tomada de péssimas decisões.
  5. Depois de ter tomado sua decisão e ter colocado em prática avalie os resultados e aprendam com eles. O que deu certo ou errado e porque. Tire uma lição prática e acumule experiências que poderão servir de ajuda no futuro.

Veja neste vídeo porque é importante estar decidido e resoluto. Entenda como é importante antes de prosseguir, decidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário