sábado, 30 de outubro de 2021

O que é minimalismo



O que significa minimalismo ? Princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.

O que é ser uma pessoa minimalista ? Ser uma pessoa minimalista significa ser uma pessoa que toma a iniciativa de simplificar para ter somente as coisas essenciais que tragam verdadeira felicidade e utilidade. Trata-se da adoção de uma vida mais simples. Isto não quer dizer que a pessoa terá uma vida simplificada, apenas que limitará sua vida ao que realmente é essencial. Este tipo de atitude ajuda a pessoa a ter foco no que realmente interessa e com isso ela é mais feliz. 

O que fazer para ser minimalista ? Defina o que é importante para você e porquê e faça uma lista. Pergunte-se: o que está na lista é essencial ? Elimine tudo o que não for essencial para sua felicidade. A ideia do minimalismo pode ser aplicado em tudo, mas comumente muitos associam o minimalismo com os bens de consumo. Comece por ai, elimine todas bugigangas que não atrelam valor e só dão trabalho para tomar limpar, guardar e fazer manutenção. Pense na possibilidade de morar numa casa menor, diminua suas despesas, pode ser que isto simplifique sua vida a ponto de você ter de trabalhar mais. Diminua seus compromissos, mantenha apenas os essenciais. Minimize sua pegada de carbono, isto por si só ajuda a reduzir a pressão ambiental e também ajuda a economizar e ter uma saúde melhor. A ideia por trás do minimalismo está em focar no que é essencial para construir uma vida melhor.

O que é minimalismo ? Não é viver com menos, minimalismo é viver com mais: mais tempo com a família e os amigos, mais felicidade, mais conforto financeiro, mais concentração no que realmente importa para você.

O minimalismo é um estilo de vida ? Podemos dizer que sim, o minimalismo é um etilo adotado por muitas pessoas que estão desiludidas com esse consumismo desenfreado que não leva a lugar nenhum a não ser mais contas para pagar, mais trabalho e mais coisas para limpar e cuidar. Além do que muitos adotam o minimalismo para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Qual o maior desafio do minimalismo ? Vivemos num mundo que lucra enquanto você compra um monte de bugigangas. Este mundo econômico que nos rodeia fica a todo tempo nos instigando a comprar, gastar mais e mais nossos recursos o que nos leva a ter de trabalhar mais e mais. É assim que gira a roda do capitalismo. Então por toda a parte as propagandas tentam alardear pessoas felizes com o consumismo, publicidade de pessoas saudáveis e felizes mesmo comendo junk foods e famílias perfeitas em carros e casas cada vez maiores e mais cheias. Obviamente esse sistema leva à exaustão dos recursos naturais mas não só deles, leva à exaustão milhares de pessoas todos os anos por causa da sobrecarga de trabalho e das dívidas. (Pesquise um pouco sobre a síndrome de Bournout)

Como se tornar minimalista ? Você encontrará neste site tudo o que precisa para se tornar minimalista, é só acompanhar os artigos que são publicados mensalmente. Para salvar no seu navegador o endereço do site clique na estrelinha do navehador no canto direito ou tecle juntos <CTRL> + <D>.

Veja neste vídeo como o minimalismo pode te ajudar a ter uma vida mais simples e equilibrada.


----
Imagem de THAM YUAN YUAN por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário