sábado, 30 de outubro de 2021

Como ter relacionamentos saudáveis?

Em grande parte nossos relacionamentos refletem sempre as partes que estão envolvidas. Relações saudáveis dependem sempre da velocidade com que respondemos às mudanças, ao estresse e circunstâncias do dia dia. 


O que isto significa ? Significa que o que acontece com o "eu" e com o "você" refletem diretamente na qualidade do relacionamento. Por exemplo, se você teve um dia difícil, estressante, isto provavelmente vai influenciar o seu comportamento em relação aos outros. E o que aconteceu com o outro também influencia o comportamento dele. Todos somos afetados pelos problemas do dia-a-dia e ninguém está imune a isso. A grande questão portanto é: o que podemos fazer para não deixar que problemas exógenos ao relacionamento atrapalhe a relação?

O problema muitas vezes não é o problema em si mas como reagimos ao problema. Talvez a primeira pergunta que devemos nos fazer é: como eu respondo as mudanças do dia dia? Entenda que o mais importante não é o que o outro pode fazer e sim o que nós podemos fazer. Nós não temos controle sobre as ações e sentimentos de outros mas temos controle sobre nós mesmos. Então cuidar de nossas ações e sentimentos é um bom lugar para começar. 

Pergunte-se todos os dias: o que eu tenho feito para melhorar meus relacionamentos? O que posso fazer para ser um pai, mãe, irmão, amigo, marido ou esposa melhor? O que posso fazer para contribuir para o crescimento de quem está perto de mim? Como minhas ações e comportamentos influenciam as minhas interações sociais?

Lembre-se que cada um é pessoalmente responsável pela saúde do relacionamento. Se você quer ter bons amigos seja também um bom amigo. E se quiser gastar um tempo meditando sobre isso reflita no texto bíblico que resume bem tudo que foi dito aqui:



Se você ama seu cônjuge, seu parente, seu filho ou amigo com certeza fará o que é melhor para que seu relacionamento fique cada vez mais forte, você vai sempre colocar o bem estar do outro na frente do seu porque isso é o que significa amar de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário