sábado, 30 de outubro de 2021

Estou me sentindo muito pressionado. O que eu devo fazer?




  1. Porque as pessoas se sentem pressionadas. A pressão pode vir de qualquer lado e direção. Pode ser por causa do trabalho excessivo, pode ser por causa de responsabilidades familiares, por causa da cobrança de amigos, dos pais, dos professores, pode ser causada por problemas financeiros por causa de uma renda que não é suficiente para cobrir os gastos, pode vir de um cônjuge que cobra muito e dá pouco em troca, enfim, a pressão pode ser sentida vinda de qualquer direção. Geralmente está relacionada com a incapacidade de lidar com algo que está além do normal ou pode ser que no momento estejamos mais fragilizados mesmo para lidar com problemas normais da vida.
  2. O que fazer para lidar com a pressão. Não existe uma fórmula mágica para resolver este tipo de problema. Mas basicamente, entender porque está se sentindo assim já ajuda a buscar soluções que possam lidar com a causa do problema e não apenas contorná-lo. Quando se sentir pressionado busque primeiro entender porque se sente assim. Pense: o problema é que um fator externo se tornou muito mais difícil ? Por exemplo, será que aumentaram suas reponsabilidades no trabalho ou em casa? O trabalho ficou mais difícil ? Você está sendo mais cobrado por alguém ? Ou o problema está em nós mesmos ? Será que estamos mais fragilizados por alguma razão, seja do ponto de vista emocional ou físico ? Entender a causa pode ajudar a saber onde será necessário atuar. Tem gente que acha que o problema é um fator externo mas nem sempre é o que acontece, às vezes o problema pode estar dentro de nós, em alguma dificuldade que possamos estar enfrentando por questões emocionais ou mesmo por conta de outros problemas não diretamente relacionados ao caso, mas que influenciam nossa atitude e comportamento diante da vida. Por exemplo, às vezes a pessoa pode estar lidando com um problema de saúde na família (e isso é desgastante) e pensar que é o trabalho que a está pressionando mesmo que nada tenha mudado no seu trabalho. Entender de onde vem o sentimento é muito importante para saber que passos serão necessários para lidar com ele.
  3. Depois que você já sabe o que está te fazendo sentir-se pressionado de verdade, tem que buscar soluções para o problema. Se o problema for emocional uma boa ajuda seria buscar um psicólogo, se o problema for uma doença física ou mesmo mental, como depressão, por exemplo, ajuda médica é necessária. Em todos os casos contar com amigos e familiares pode também ser de ajuda porque eles podem te apoiar em vários momentos da vida. Por exemplo, se estiver se sentindo sobrecarregado por ter de lidar com crianças e o trabalho ao mesmo tempo, que tal pedir a ajuda de parentes se isto for possível ? Os avós costumam amar ficar com os netos. Se o problema é que seu trabalho está exigindo muito de você, já pensou em conversar com seu chefe sobre a possibilidade de rever a carga de trabalho ? E que dizer da pressão de lidar com as finanças em um cenário de inflação e queda do poder aquisitivo ? Será que você consegue rever suas dívidas, cancelar alguns gastos e remanejar o orçamento ou mesmo buscar opções que possam aumentar sua renda ou melhorar seus gastos ? Por exemplo, há lugares que fazem promoções em determinados dias ou lojas que vendem usando o sistema de cupons ou pontos para descontos. O importante é entender a causa do problema e fazer algo a respeito, não adianta ao se sentir pressionado não fazer nada porque no futuro essa pressão pode te levar ao adoecimento, desânimo, depressão, estafa e será muito pior lidar com o problema
  4. Em todos os casos, simplifique. Muitas vezes a pressão se dá por causa da complexidade e do excesso de tarefas e cobranças. Sempre busque maneiras de simplificar sua vida. Lembra, como na escola nas aulas de matemática, use o método da simplificação.



E você ? Possui alguma dica que gostaria de compartilhar sobre como lidar com as pressões ? Se quiser deixe na seção comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário