sábado, 30 de outubro de 2021

Como fazer uma resolução de fim de ano ?

Todo final do ano é a mesma, começamos animado, prometemos que vamos fazer um monte de mudanças e vira o ano e logo desistimos de todas promessas. E você ? Consegue cumprir com suas resoluções ? Veja algumas dicas no vídeo e no final deixe seu comentário.


Qual é o significado de resolução ?
1. Ato ou efeito de resolver. 2. Decisão; tenção; deliberação; propósito.

Uma resolução é uma espécie de promessa que fazemos a nós mesmos para melhorar em alguma coisa. Geralmente as pessoas fazem resoluções no final do ano para aproveitar o novo ano que se inicia e trabalhar em cima de algumas melhorias no próximo ano. No entanto, muitas das resoluções não passam apenas de meras promessas vazias já que muitos as abandonam já nos primeiros meses. Mas tem aqueles que se apegam firmemente ao que resolveram e obviamente se diferenciam dos demais porque conseguem chegar no final do outro ano com a sensação de ter feito alguma coisa real. O que pode ser feito para facilitar o cumprimento das suas resoluções ?

Em primeiro lugar é importante facilitar o cumprimento das suas resoluções por não se sabotar. Nada de fazer promessas impossíveis ou mesmo estabelecer metas que não são importantes e que serão esquecidas. Faça uma resolução em cima de coisas em que realmente acredita e que vale a pena lutar. Não faça promessas demais, muitas coisas de uma vez só, lembre-se do ditado "devagar se vai ao longe". Tem pessoas que querem mudar tudo de uma vez e acabam não fazendo nada, se perdem no meio de tanta coisa em que trabalhar. Por isso trace metas específicas, algumas poucas mas que sejam realmente importantes para cada ano. 

Em segundo lugar é importante que suas resoluções possam ser gerenciáveis. Para gerenciar alguma coisa precisamos ter uma forma de medir os resultados, então, trabalhe para que suas metas possuam números que possam ser facilmente verificados. Por exemplo, uma resolução comum é perder peso no próximo ano. É uma resolução que pode ser facilmente medida usando-se a balança e pode se transformar numa meta específica se definirmos um objetivo específico, por exemplo: perder 5 quilos. Quando você coloca um número específico você sabe exatamente onde quer chegar. Uma pessoa que pesa 100 quilos e perdeu 1 quilo já conseguiu perder peso. Se ela perder 2 quilos também conseguiu. Se a única decisão é perder peso, qualquer perda já terá atingido o seu objetivo. Agora quando você coloca um objetivo específico a meta só é batida quando chegar naquele número. Metas que possuem um valor específico fazem muito mais sentido e são gerenciáveis.

E por fim, tente transformar a sua maneira de viver, não apenas atingir um simples objetivo, mas transformar suas resoluções em uma nova forma de vida. No final das contas, o objetivo talvez não seja apenas perder peso, por exemplo, mas ter uma saúde melhor. Trabalhar em cima de objetivos que sejam mais condizentes com a melhoria do todo faz mais sentido porque te ajudará a criar hábitos que manterão sua resolução. Então o objetivo final deveria ser buscar a melhoria do processo. Quer outro exemplo? Imagina estabelecer o objetivo de visitar sua mãe uma vez por mês. Você pode até atingir esse objetivo passando na casa dela uma vez por mês. Mas você a tratou com carinho ? Você lhe deu atenção ? O objetivo não deveria ser apenas cumprir uma tabela e sim se aproximar da sua mãe. Então pense sempre nos objetivos maiores, as resoluções servem para te ajudar a fazer as mudanças necessárias para que sua vida seja transformada por inteiro, de dentro para fora, e não apenas de uma forma aparente. Quando você muda seus princípios e ideais você muda o direcionamento da força que motiva sua maneira de agir e daí as resoluções te dão o caminho que deve seguir para continuar vivendo de acordo com seus princípios e o monitoramento das suas metas te ajuda a verificar se você está no caminho correto e se não precisa fazer ajustes.

Que tal fazer suas resoluções já para o próximo ano ou para este se ainda não fez ? Qualquer dificuldade deixe sua questão na seção comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário