sábado, 30 de outubro de 2021

Cuidado com a cobrança excessiva de si mesmo



Tem gente que se cobra demais, acha que tem que ser perfeito, melhor do que os outros ou sempre dar conta do recado. Sabe, hoje vou te contar um segredo, talvez você já saiba, se cobrar demais pode te deixar infeliz e doente. Bem, vamos ver inicialmente porque é prejudicial se cobrar demais e que tipos de problemas a cobrança excessiva pode trazer para sua vida.

Pessoas que se cobram demais geralmente são pessoas perfeccionistas ou que tem dificuldade em delegar atividades, por isso, preferem fazer tudo por si mesmas. Esta questão de delegar será discutida em outros posts, mas inicialmente pare para pensar naquela pessoa que quer resolver tudo, dar conta de tudo e ter controle de tudo e pior, que fica se cobrando diariamente por isso. Se tem uma coisa que aprendemos com as probabilidades é que tudo tem uma chance de dar errado, então, por mais que você seja uma pessoa cuidadosa e exímia no que faz, cedo ou tarde alguma coisa vai dar errado. Então essa coisa de perfeição não existe de verdade, para vivermos em paz precisamos entender que nem tudo sairá do jeito que imaginamos porque na vida muitas coisas darão errado cedo ou tarde. Para vivermos em paz precisamos entender que uma certa medida de desordem ou imperfeição estará presente em nossas vidas. Então não se cobre demais, seja misericordioso consigo mesmo. Aceite a vida como ela é. Se você agir assim poderá ter uma certa medida de equilíbrio emocional.

Mesmo que você seja muito bom no que faz e nunca cometa erros existe um outro problema: nossos recursos são limitados. Todos temos uma certa quantia de tempo, dinheiro ou energia para realizar as atividades diárias e chega um momento em que essa energia se esgota. Não adianta achar que pode dar conta de tudo porque todos temos limitações. Algumas pessoas se cobram demais porque acham que tem que dar conta de tudo e se esquecem que como qualquer ser humano precisam de tempo para descansar, socializar ou mesmo se divertir. Então é preciso reconhecer seus limites para não ficar se cobrando demais. Por que isso é importante? Porque há pessoas que não conseguem dizer não e depois ficam sobrecarregadas e se cobram porque deram sua palavra a outros ou outros estão dependendo delas. Levar a vida no limite só vai te deixar estafado.

Agora que dizer daquelas pessoas que já tem o hábito de se cobrar demais ? Talvez não concordem com os argumentos acima. Bem, elas estão sujeitas a ter de encarar seus próprios fracassos cedo ou tarde e neste caso terão de lidar com eles. Mas pare para pensar: e se elas não toleram nenhuma margem de erro ou fracasso o que pode acontecer?  vão ficar se cobrando em demasia? se lamentando o tempo todo porque algo não saiu do jeito que queriam? Que tipo de sentimentos acompanha uma pessoa que fica o tempo todo se lembrando das suas limitações? Será que ela é feliz? E que dizer daqueles que assumem mais responsabilidades do que deveriam, será que são pessoas que conseguem relaxar e curtir o momento livre com a família e os amigos? Reflita um pouco sobre estas questões que poderão te ajudar a decidir o que fazer no seu caso.

Agora, seguem algumas sugestões práticas para lidar com a cobrança excessiva no seu dia a dia.

  1. Não se compare com outras pessoas. Cada ser humano possui limites e capacidades diferentes, ninguém é melhor do que o outro, apenas somos diferentes.
  2. Aceite uma certa medida de erros em sua vida, lembre-se que ninguém é perfeito.
  3. Olhe mais para suas qualidades e aceite que todo mundo é bom em alguma coisa e ruim em outra, então, foque no que você é bom e naquilo que não for não fique se comparando com outros.
  4. Seja razoável consigo mesmo.

Por que não podemos nos cobrar tanto? Precisamos tomar cuidado com as cobranças excessivas porque elas prejudicam nossa autoestima e podem prejudicar nossa saúde emocional, psicológica e física. Também pode levar uma pessoa ao estresse e isolamento social.

Como posso saber se estou me cobrando demais? Uma pergunta interessante para quem busca fazer uma autoavaliação. Talvez o melhor jeito de saber se você está se cobrando demais é por refletir nas seguintes perguntas:
  1. Estou sempre me culpando quando as coisas saem errado?
  2. Tenho tempo para relaxar ou sou muito ocupado?
  3. Consigo ver algo fora do lugar e achar que está tudo bem se eu estiver cansado ou tenho que dar um jeito de por em ordem?
  4. Consigo dizer não para outros se minha agenda não permite assumir outros compromissos?
  5. Quantas vezes eu me parabenizo no dia a dia pelas coisas que deram certo ? 
Este artigo não teve o propósito de cobrir tudo sobre cobrança excessiva, entretanto, se você desejar poderá deixar sua pergunta na seção comentários.


Veja também um vídeo para uma breve reflexão sobre as cobranças que nos fazemos na vida.

---

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário