sábado, 30 de outubro de 2021

Como controlar a ansiedade



Veja as dicas a seguir para controlar a ansiedade:

  • Reserve um tempo para você. Use este tempo para meditar, ouvir música, receber uma massagem ou mesmo relaxar.
  • Descanse bem. Procure ter uma boa noite de sono. Para isso, talvez possa arrumar bem sua cama para que ela fique confortável, investir em bons travesseiros, tomar um banho morno antes de dormir, ouvir música relaxante, não assistir programas que te deixem agitado ou usar o celular antes de dormir. Faça da sua cama um santuário do sono. E reserve tempo para descansar o suficiente. Cerca de 8 horas por dia é o recomendado mas pode variar para mais ou para menos dependendo da sua idade e rotina.
  • Exercite-se todos os dias. Praticar exercícios ajuda a relaxar porque o organismo libera certos hormônios que nos ajudam a manter relaxado. Além disso exercitar ajuda a oxigenar todo o seu corpo, melhora a circulação e a pressão sanguínea, além de ajudar a controlar a glicemia e triglicérides. Tenha a rotina de fazer exercícios todos os dias e se sentirá melhor.
  • Leve uma vida financeiramente equilibrada. Contas demais podem deixar qualquer pessoa preocupada ainda mais se não estiver conseguindo quitá-las com sua renda. Procure manter o equilíbrio por gastar menos do que ganha, isso te ajudará a evitar a ansiedade.
  • Não se cobre demais. Lembre-se que todos temos limites e devemos viver de acordo com esses limites sem se sobrecarregar.
  • Não pense demais no que os outros pensam. Você não tem controle sobre os pensamentos de outras pessoas. Ficar demasiadamente preocupado com o que outros pensam ou deixam de pensar só te deixará doente. Tenha um conceito equilibrado e lembre-se que você não é perfeito, quem gosta de você irá aceitá-lo do jeito que você é.
  • Alimente-se bem. Um corpo mal alimentado pode sofrer ansiedade por conta da falta de nutrientes, ou seja, a ansiedade pode vir de um problema físico e não psicológico. Isso porque se precisamos de equilíbrio hormonal para nos sentir bem o inverso também é verdadeiro. Alguns alimentos podem contribuir para se sentir melhor, outros podem prejudicar. Por exemplo, vitaminas do complexo B presentes na banana, ovos, abacate e verduras ajudam a melhorar o bom humor. O selênico contido nas castanhas, nozes e amêndoas colaboram para reduzir o estresse. Por outro lado, bebidas alcóolicas podem atuar negativamente no sistema nervoso aumentando a ansiedade e perturbando as áreas do cérebro relacionadas com o controle emocional o que geralmente aumentam a ansiedade.
  • Trabalhe naquilo que te deixa ansioso. Ao passar por ansiedade no dia a dia anote o que aconteceu e depois trabalhe em cima dos fatores que te tiram a paz mental.
  • Busque ajuda médica. Alguns casos de ansiedade podem ser resultado de desequilíbrio hormonal ou outros problemas mais sérios. Por isso, se estiver se sentindo demasiadamente ansioso e esta ansiedade é constante procure imediatamente ajuda médica.

A ansiedade é uma praga da vida moderna. Este vídeo te mostrará um slide show para refletir.

Como lidar com a ansiedade ? - Veja um roteiro para lidar com as ansiedades no dia a dia de forma prática e objetiva.

---

Imagem de dadaworks por Pixabay 

Nenhum comentário:

Postar um comentário