sábado, 30 de outubro de 2021

Orçamento: A importância do controle de gastos

Orçamento: A importância do controle de gastos 

Veja neste vídeo porque é tão importante ter um orçamento e controlar seus gastos se deseja ter uma vida equilibrada.

 

O controle de gastos é um valioso instrumento de planejamento e controle na vida das pessoas e das empresas.É o ato de planejar para que os gastos fiquem dentro das possibilidades de pagamento, basicamente ter um orçamento onde haja equilíbrio entre receitas e despesas. Um controle de gastos bem feito evita o super-endividamento, evita o risco de ter o nome inserido nos cadastros de consumidores inadimplentes e permite que a pessoa maximize o uso dos seus recursos por alocar os recursos escassos em despesas que ela considera mais importantes. O descontrole do orçamento pode levar uma pessoa a comprometer grande parte da sua renda com coisas que não são as mais importantes para ela como, por exemplo, despesas com juros de cheque especial e cartão de crédito que podem ser ocasionadas pela falta de controle de gastos.

O descontrole financeiro pode ter várias origens. Se alguém não entende o que induz ao descontrole fica difícil atuar nas causas. Por exemplo, algumas pessoas possuem problemas emocionais que levam ao descontrole. Outras simplesmente são desorganizadas, não tem a menor ideia de quanto realmente ganham e quanto gastam no mês. Entender a origem do descontrole ajuda a trabalhar em cima das causas. Outras podem estar passando por algum evento sério que leva ao aumento de gastos como enfrentando tratamento de saúde, divórcio ou mesmo a perda de um ente querido. Aliás este último evento é terrível, porque além de ter de lidar com a perda muitas vezes as pessoas tem que lidar com a transferência de bens por meio da herança, de bens que já eram da família mas que pela simples transmissão de nome arcam com valores exorbitantes de impostos (ITCM, taxas e advogados). Ter uma noção dos riscos que podem levar ao descontrole pode ajudar a minimizar os riscos, por exemplo, no caso de um evento como doença para minimizar é importante ter algum seguro do tipo previdenciário (pagamento do INSS em dia) para o caso de a pessoa ter de se afastar do trabalho por um tempo e ficar parcialmente protegida da perda da renda, no caso do risco de morte um seguro de vida pode ajudar a amenizar as despesas com inventário e assim por diante. Sempre há o que fazer para se proteger do descontrole.

O planejamento no final das contas é uma ferramenta valiosa que pode ajudar qualquer pessoa e família a se preparar para o dia a dia e o futuro e controlar os gastos tem um papel fundamental na construção e execução de um planejamento bem feito.

Se tiver dúvidas sobre este assunto poste na seção comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário