sábado, 30 de outubro de 2021

Como escolher um bom gerente

Sun Tzu simplificado - estratégias da arte da guerra

Quais são as qualidades do gerente do futuro ? Que características um bom gerente precisa ter? Como ser um bom gestor ? Veja a seguir:

Todo gerente precisa ser uma pessoa motivada em primeiro lugar, porque sem motivação não dará conta do recado e não vai conseguir motivar sua equipe. Então, pessoas negativas tendem a não ter o que é preciso para motivar uma equipe. Um bom gerente pega algo pequeno e transforma numa coisa grande, enxerga uma oportunidade onde muitos veem problemas.

Um bom gerente também tem que ser uma pessoa proativa, não ficar esperando as coisas acontecerem mas tomar a iniciativa para fazer acontecer. Nem sempre as condições de mercado são as melhores, assim, se o gerente for ficar esperando o melhor momento para fazer as coisas pode ser que nunca faça.

Tem que ser um bom líder, alguém que conduza sua equipe e saiba gerenciar conflitos. Conflitos fazem parte da vida humana. Toda empresa precisa lidar com eles, seja ao tratar com fornecedores, concorrentes, empregados e clientes. Um bom gerente tem que ser alguém capaz de mediar os conflitos.

Também é preciso que o gerente saiba dar e receber feedbacks, afinal de contas, ele tem a visão do todo e necessita da visão de cada colaborador. Se o gerente não souber ouvir clientes, empregados e fornecedores poderá estar perdendo valiosa fonte de informação e informação é a chave da boa tomada de decisões. Por isso é importante que o gerente saiba como coletar e repassar as informações.

Todo bom gerente também tem que ter a capacidade de encontrar e reter talentos. Bons funcionários aumentam o lucro da empresa e ajudam a manter a marca viva no mercado por meio da qualidade dos seus serviços. Montar um time campeão exige habilidade que vai além de entender de administração e contabilidade, envolve conseguir enxergar o potencial de cada colaborador e saber transformar essas pessoas numa equipe coesa.

E por fim, o gerente do futuro precisa saber enxergar o mercado como um todo para tomar decisões estratégicas já que tudo muda muito rápido nos tempos modernos. Nesse sentido as competências para a liderança no futuro é ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças e antever as tendências do mercado para tomar decisões estratégicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário