sábado, 30 de outubro de 2021

Origens do Constitucionalismo

Veja a seguir um breve resumo sobre as origens do Constitucionalismo moderno.

Constitucionalismo é uma matéria muito cobrada em cursos de direito constitucional e muitas vezes cobrada também em concursos públicos.

Este vídeo trata de: Estudo do Constitucionalismo, Direito Constitucional.

Para entender mais sobre Constitucionalismo você precisa saber:

O que é Direito Constitucional? Direito constitucional é o ramo do direito público dedicado a estudar as normas constitucionais, interpretando as normas de organização dos poderes e dos direitos  fundamentais. Resulta da formulação das Constituições dos Estados-nações.

Como se conceitua o direito constitucional? O direito constitucional é uma área do direito que tem como objeto as normas que definem e constituem um Estado. No Brasil, essas normas estão presentes na Constituição Federal Brasileira de 1988.

O que se estuda em Direito Constitucional? O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável por analisar, interpretar e garantir o cumprimento da Constituição de um país, ou seja, as normas que regulam e delimitam o poder do Estado e garantem o cumprimento dos direitos considerados fundamentais.

Quais são as fontes do direito constitucional? As fontes do direito constitucional são: o Direito Natural, a Constituição, os costumes, a jurisprudência e a doutrina.

Quais são as fontes imediatas do direito constitucional? As fontes imediatas são a Constituição e, para alguns autores, também costumes. As fontes mediatas são a jurisprudência e a doutrina. A principal fonte do Direito Constitucional é, sem qualquer dúvida, a Constituição, que é a “lei fundamental e suprema” de um Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário