sábado, 30 de outubro de 2021

Orçamento Financeiro - Slide Show

Orçamento Financeiro - Slide Show

Veja algumas dicas sobre como administrar melhor suas finanças neste vídeo. Em poucas frases o vídeo busca ajudar a refletir sobre questões importantes. Não se trata de um vídeo explicativo e sim reflexivo, para te ajudar a refletir sobre algumas questões importantes.
 

É possível viver com pouco dinheiro? Sim, é possível mas obviamente poderá haver privações. Infelizmente temos visto uma escalada inflacionária que nos espanta, já que nos últimos 20 anos tivemos uma certa estabilidade de preços na economia. A velocidade com que muitos preços tem subido espanta a muitos que estavam acostumados a ir no mercado já sabendo o que ia trazer com o dinheiro que tinham. Qual é o segredo então para viver com pouco dinheiro? Bem, não é fácil lidar com pouco dinheiro para pagar as contas ainda mais num ambiente inflacionário. Mas seguem algumas coisas que deve-se considerar:

  1. Tenha um orçamento. Nada é tão importante quanto ter um orçamento para tentar equilibrar receitas e despesas. Por que isso é importante ainda mais quando o dinheiro é curto ? Porque se você já tiver pouco dinheiro o pouco que tem poderá ficar ainda menor se tiver que gastar com despesa de juros.
  2. Priorize o que é mais importante. Não é o caso de não gastar mais dinheiro com nada que não seja importante, mas deixe estes gastos por último. Priorize os gastos mais importantes, os essenciais: aluguel, água, luz, alimentos, gás, saúde, etc. Depois o que sobrar pode ser usado nos supérfluos. Se você inverter a ordem pode ter problemas sérios se por exemplo, usou o dinheiro que tinha para passear ao invés de comprar mantimentos para passar o mês.
  3. Aproveite promoções mas apenas as promoções. Muitas promoções que os mercados fazem já são contando que você vai lá não apenas para comprar o que está em promoção, mas vai levar também outros produtos que o mercado vai estar vendendo mais caro. É assim que os mercados não perdem dinheiro com as promoções.
  4. Faça bom uso dos recursos. Prefira eletrodomésticos que consomem menos energia, use mais a luz solar, prefira roupas que não precisam ser passadas, aproveite mais suas idas ao mercado usando listas para não gastar mais do que o planejado e ao mesmo tempo não esquecer de trazer algo e ter que voltar (o que leva ao aumento do gasto de combustível).
  5. Use menos o carro. Com o preço do combustível lá nas alturas o carro pode ser um grande vilão do orçamento doméstico. Procure aproveitar melhor os roteiros para gastar menos com combustível, fazendo listas para aproveitar as rotas. Pesquise bastante também porque os preços  dos combustíveis variam bastante mas nem sempre compensa atravessar a cidade para abastecer no posto mais barato. Faça as contas, cada real conta na hora de economizar. Se possível, considere a possibilidade de usar mais outros meios de locomoção como o transporte público e a bicicleta, se forem seguros e viáveis onde você mora.
E você? Possui alguma dica que gostaria de compartilhar ? Use a seção comentários e deixe sua sugestão aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário