sábado, 30 de outubro de 2021

Fontes do Direito Constitucional - Revisão

 Veja neste vídeo o que são:

Fontes do Direito Constitucional - Revisão




Este vídeo vai falar sobre:
#Jurisprudência
#Teoria Geral do Direito.
#Fontes do direito

O que é direito constitucional? Direito constitucional é o ramo do direito público dedicado a estudar as normas constitucionais, interpretando as normas de organização dos poderes e dos direitos fundamentais. Resulta da formulação das Constituições dos Estados-nações.

Quais são as principais fontes do direito constitucional? A principal fonte do Direito Constitucional é, sem qualquer dúvida, a Constituição, que é a “lei fundamental e suprema” de um Estado. É a partir dela que deve ser interpretado todo o ordenamento jurídico. As fontes imediatas são a Constituição e, para alguns autores, também costumes. As fontes mediatas são a jurisprudência e a doutrina. Para que serve direito constitucional? O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável por analisar, interpretar e garantir o cumprimento da Constituição de um país, ou seja, as normas que regulam e delimitam o poder do Estado e garantem o cumprimento dos direitos considerados fundamentais. Como aprender direito constitucional? Veja algumas fontes de material: 1-A Constituição Federal. 2-Livros de apoio. 3-Tente visualizar as leis e normas na prática, faça mapas mentais. 4-Tenha um dicionário jurídico em mãos. 5-Dê uma olhada nos concursos antigos. O que deve ser estudado no direito constitucional para concursos? Para te ajudar a se preparar para os concursos, separamos alguns dos temas mais comuns nas provas. Veja: Organização do Estado: artigos 18 a 33 da Constituição, o assunto trata da aplicação do princípio federativo e das competências administrativas e legislativas de União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Direitos e Garantias Fundamentais: o artigo 5º aborda os direitos formais previstos na Constituição e inerentes à pessoa humana, ganhando relevância principalmente na questão da defesa da dignidade humana.

Administração Pública: engloba a organização das administrações públicas direta e indireta e contém as diretrizes para a administração no âmbito de servidores, princípios, concursos e outros. Poderes e Processo Legislativo: trata dos diversos órgãos, funções e competências dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
Para que serve o curso de direito constitucional? O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável por analisar, interpretar e garantir o cumprimento da Constituição de um país, ou seja, as normas que regulam e delimitam o poder do Estado e garantem o cumprimento dos direitos considerados fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário