sábado, 30 de outubro de 2021

Como Evitar o Esgotamento Mental

Que tal refletir um pouco hoje sobre sua sanidade mental ? O que fazer para evitar que a ansiedade acabe com sua paz mental ?




De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A ansiedade é um dos fatores que podem prejudicar a saúde mental das pessoas. Por que as pessoas ficam ansiosas ? Podem haver vários motivos que levam uma pessoa a ficar ansiosa, preocupação financeira, problemas de saúde, dificuldades no casamento, pressões no trabalho e por ai vai. Mesmo crianças podem ficar ansiosas por conta dos problemas da vida moderna. Mas o que fazer para evitar que a ansiedade prejudique sua saúde mental?

Em casos extremos pode ser necessário buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Pode ser que haja sérios problemas, talvez até de ordem física, que podem estar prejudicando a pessoa e neste caso a ajuda profissional deve ser considerada. 

Agora uma importante medida é também termos um estilo de vida saudável que nos ajude a evitar a ansiedade, sabe, já evitar que ela apareça por ter um modo de vida equilibrado. Veja a seguir algumas dicas que podem ser de ajuda para ter melhor qualidade de vida e evitar que a ansiedade tome conta da sua vida:

  1. Reserve um tempo para você. Evite ter uma agenda apertada demais. A correria em si mesma já pode ser um fator de estresse na vida de qualquer um e sem tempo é difícil relaxar. Reserve tempo para descansar, para repor suas energias, para passar com a família e com os amigos.
  2. Não se cobre demais, seja equilibrado quanto ao que realmente pode fazer. Não fique estabelecendo metas irrealísticas, desejando ser perfeito em tudo, entenda que um certo nível de desordem pode ser desejável em nossa vida, o perfeccionismo mata. Use a seguinte frase como guia: O bom já é o bastante. Lembre também de Voltaire, filósofo francês: "O ótimo é inimigo do bom".
  3. Aprenda a meditar, não estou dizendo aqui de modinhas como meditação isto ou meditação aquilo. Falo de meditar no verdadeiro sentido da palavra, gastar tempo refletindo sobre os acontecimentos de sua vida de modo que possa fazer uma releitura deles colocando cada coisa em seu devido lugar, como se estivesse arrumando seus 'armários' mentais, guardando cada lembrança em seu lugar. Ficar pensando demais em acontecimentos passados ou pensar demais no futuro te impede de viver o presente, o único momento que de fato existe.
  4. Aprenda a respirar pausadamente e fazer exercícios que te relaxem. Não estamos falando aqui de buscar o corpo perfeito mas sim do equilíbrio entre mente e corpo, usar as energias do corpo para descobrir o prazer. Uma caminhada, brincar ao ar livre, nadar, andar de bicicleta, soltar pipa, permitir-se ser criança e apenas relaxar.
  5. Tenha uma boa noite de sono, um corpo descansado é um corpo bem relaxado.
  6. Tenha um hobby. Encontre espaço na sua agenda para fazer coisas que te dão prazer, que te deixam relaxado. Pode ser ler, pintar, tocar um instrumento, trabalhos artesanais, etc
E você ? O que faz para evitar a ansiedade ? Deixe sua dica na seção comentários.

Veja mais...

Por que é importante descansar ? - Alguns acham que o descanso é uma perda de tempo total mas não é bem isso que prova a ciência. Veja porque é importante adquirir o hábito de descansar no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário