sábado, 30 de outubro de 2021

Carpe diem

 Carpe diem

O excesso de preocupação ou ansiedade é destrutivo e geralmente faz a pessoa andar em círculos, trata-se de um processo improdutivo que ocupa e exaure os recursos mentais sem chegar a qualquer solução para o problema.

Veja no vídeo algumas dicas para aproveitar melhor o seu momento presente.


O que é carpe diem?  Expressão usada para incitar ou convidar a gozar o presente, o dia de hoje. Fonte: Horácio, Odes, I, 11, 8.

Como colocar o carpe diem em prática? Quem leva o Carpe Diem a sério sabe o quanto é importante  aproveitar ao máximo cada momento do dia e também apreciar o presente.

Por que é importante aproveitar o dia ? “Carpe diem”  esconde uma mensagem profunda e poderosa: aproveitemos o presente ao máximo e tudo que pudermos no hoje, porque em breve ele termina, e a vida passa rapidamente.

O carpe diem é compatível com a vida cristã ? Muitos filósofos e poetas que aderiram à filosofia do carpe diem acreditavam que esta vida é tudo o que há e portanto, deve ser usufruída ao máximo. Viviam o momento presente sem pensar no futuro. Isso trouxe algumas consequências nada boas. Por exemplo, muitos se entregaram a uma vida devassa e à libertinagem com a idéia de que 'devemos comer e beber porque amanhã morreremos' (Veja o que diz 1 Coríntios 15:32). Esta filosofia, no sentido de que temos que aproveitar ao máximo os prazeres da vida, é incompatível com a vida cristã porque o verdadeiro cristão sabe que tem que levar sua vida de um modo que agrade a Deus e isto muitas vezes envolve sacrifícios e não prazer, ainda mais prazer a qualquer preço. Agora o conceito de aproveitar o dia e não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje pode ser compatível com as escrituras. Veja por exemplo o que diz este texto:

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, 

porque na sepultura, para onde tu vais, 

não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."

Eclesiastes 9:10 (Versão Almeida)


Então devemos sim aproveitar o dia, aproveitar o momento presente para fazer coisas boas, obras que demonstrem verdadeira sabedoria porque a vida é curta. Não podemos confundir estas boas obras com o pensamento epicurista ou simplesmente byroniano de quem pensa apenas em usufruir dos prazeres mundanos ao máximo, pois isto não combina com a sabedoria encontrada na Bíblia.

Porque você deve aproveitar o dia, carpe diem: Basicamente uma hora perdida nunca mais poderá ser recuperada, então, como disse o sábio em Eclesiastes, faça o que tem de ser feito porque o tempo é unidirecional, só avança para frente. Se você procrastinou hoje, ou dormiu demais, ou deixou de fazer o que tinha de ser feito, jamais poderá recuperar esse tempo. Isso serve para a escola, para a juventude, para nossa energia vital quando somos jovens, o tempo vai fluindo e passando e o ciclo da vida continua, sempre em uma única direção e cedo ou tarde esse tempo acaba para todos. Para não chegar no final cheio de arrependimentos de coisas boas que poderia ter feito ou com o senso de ter desperdiçado oportunidades, aproveite o hoje, afinal de contas, o presente é o único momento que de fato temos.

E você? O que faz para aproveitar o tempo ? Deixe sua opinião na seção comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário